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Você sabia que medir o desempenho de suas estratégias de marketing digital faz parte do caminho para o sucesso da expansão de franquias? Por isso, as franquias devem acompanhar de perto os principais KPIs (Key Performance Indicators) para gerar resultados sólidos e crescimento contínuo.

Vamos mergulhar nesse universo de métricas e entender como elas estão diretamente relacionadas ao sucesso do seu negócio.

O que são e para que servem os KPIs?

KPIs são indicadores-chave de desempenho, que permitem às empresas avaliarem o progresso em direção aos seus objetivos. São índices, geralmente apresentados em forma de números e porcentagens, cuja leitura nos ajuda a compreender o desempenho de determinadas ações.

No marketing digital para franquias, essas métricas possibilitam entender como as campanhas estão performando e quais ajustes podem ser necessários para otimizar os resultados. Dessa forma, é preciso estabelecer quais KPIs devem ser trabalhados para fornecer parâmetros para o sucesso.

Abaixo, vamos mostrar alguns desses indicadores de performance usados para as ações de marketing digital para franquias.

1. Leads qualificados

O primeiro passo para a expansão é gerar leads qualificados, ou seja, potenciais franqueados com real interesse e capacidade de investir na sua franquia. É preciso entender qualitativamente os números alcançados a partir dos KPIs abaixo:

  • Número de leads: quantidade de leads gerados por diferentes canais (mídias sociais, site, eventos, etc.);
  • Custo por lead (CPL): valor médio investido para adquirir um lead único (valor investido em mídia paga / leads);
  • Taxa de conversão: porcentagem de leads que se tornaram franqueados (vendas / leads).

2. Retorno sobre Investimento – ROI

Com o ROI, avaliamos o retorno das campanhas de marketing digital. Ou seja, para cada valor investido em mídia, quanto retorna em Taxa de Franquia. Ao monitorar o ROI, você pode identificar quais estratégias estão gerando mais retorno para, assim, otimizar seus investimentos. Veja os indicadores:

  • ROI de canal de marketing: retorno gerado por cada canal (mídias sociais, anúncios, e-mail marketing, etc.);
  • ROI geral da campanha de expansão: retorno total da campanha em relação ao investimento inicial.
  • Cálculo do ROI: (Valor da Taxa de Franquia multiplicado pela quantidade de venda) – (valor investimento em Mídia) / (valor investimento em Mídia)

3. Engajamento

O engajamento do público com a marca é essencial para construir uma base sólida de franqueados. Através do engajamento, a marca demonstra a sua força e conquista a confiança de potenciais investidores. Conheça os KPIs que mostram o poder da marca no negócio:

  • Número de seguidores nas redes sociais: alcance da marca nas plataformas digitais;
  • Taxa de engajamento nas redes sociais: nível de interação do público com as publicações, como curtidas e comentários.

4. Tráfego no site ou LP

O site (ou landing page) para franqueados é a porta de entrada para o mundo da sua franquia. O tráfego indica o número de visitantes que as ações estão atraindo e, consequentemente, o potencial de conversão em leads e candidatos. Vamos aos KPIs:

  • Número de visitas ao site: quantidade de pessoas que acessam seu site, podendo ser medidos os visitantes únicos;
  • Tempo médio de permanência: nível de interesse do público em seu conteúdo.

5. Abertura de e-mails

E-mails são uma ferramenta poderosa no marketing digital. Acompanhar a taxa de abertura de e-mails permite avaliar a eficácia das campanhas de e-mail marketing e manter os leads engajados. Esses são os indicadores:

  • Taxa de abertura de e-mails: compara a quantidade de e-mails enviados com a quantidade aberta pelos destinatários;
  • Taxa de cliques: o CTR (click through rate) mede a porcentagem de e-mails abertos cujo destinatário clicou em algum link interno;
  • Taxa de rejeição: quantidade de e-mails enviados que não foram entregues ao destinatário.

6. Ciclo de Venda
Ciclo de venda é o tempo que o lead leva do momento da conversão (preenchimento de um formulário, por exemplo) até a assinatura de contrato ou até a inauguração da loja/franquia. Quanto menor for esse tempo, provavelmente maiores serão as chances de vendas. Em estudos realizados, mostrou que Ciclos de Vendas menores no processo de Expansão de Franquias, possuem uma taxa de conversão maior, pois não deixam o lead esfriar. 

Como o marketing digital é muito dinâmico, muitos outros KPIs podem ser considerados nos esforços de expansão de redes de franquias, como por exemplo o Lifetime Value (LTV).

Ele representa o valor médio ($$$) que um franqueado gera ao longo do período de contrato. Esse indicador ajuda a entender a rentabilidade das estratégias de marketing, pois permite calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de forma mais precisa.

Como especialista em marketing digital e expansão de franquias, a Dennova entende que medir é fundamental para crescer. Por isso, ao focar nesses e outros KPIs, conseguimos otimizar estratégias de marketing digital, atrair leads qualificados e criar números expressivos na expansão de franquias.

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