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Destaque sua franqueadora mostrando seus diferenciais para o mercado

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No universo do franchising, uma franqueadora que consegue destacar seus diferenciais no mercado tem oportunidades valiosas para atrair parceiros de negócios e investidores. Também, para manter a sua competitividade num mercado com tantas marcas querendo um lugar ao sol.

Então, a Dennova levanta a seguinte questão: como cumprir essa missão com eficiência?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a forma como a franqueadora toma suas decisões faz toda a diferença. Continue a leitura e descubra algumas das melhores estratégias para divulgar os diferenciais de sua franqueadora para o mercado:

A criação de uma identidade forte

Franchise billboard

Toda franqueadora deve investir na criação de uma marca sólida, criando uma identidade que seja reconhecida pelo público. Este é, talvez, o primeiro passo para ganhar destaque no mercado. É primordial que a sua marca seja preparada para transmitir confiança, bem como mostrar que é inovadora e possui valores condizentes com o objetivo do público-alvo.

Por isso, na Dennova, estes são aspectos importantes do trabalho. Marcas com identidade consistente e canais de comunicação efetivos conseguem uma receita 33% maior em comparação às que não seguem por esse caminho.

Quais são as coordenadas?

1. É fundamental que a franqueadora desenvolva um manual da marca, estabelecendo diretrizes claras e objetivas sobre a identidade visual, tom de voz a ser usado e o tipo de mensagem-chave que escolherá.

2. A identidade deve ser mantida com uniformidade em todos os pontos de contato dos franqueados com o consumidor. Entre eles, redes sociais, sites, TV, rádio, materiais impressos, etc.

3. Além da uniformidade com a comunicação externa, a franqueadora deve cuidar para que a identidade da sua marca seja mantida também na comunicação interna. Tudo deve ser harmônico e convergente.

A apresentação do suporte ao franqueado

É indiscutível: o suporte ao franqueado faz uma enorme diferença na vida de uma franqueadora e de toda a sua rede. A propósito, quem procura uma marca no franchising para investir tem sempre essa preocupação: “será que a franqueadora oferece suporte e que esse apoio é efetivo”?

Por isso, na Dennova, nos empenhamos em manter toda a rede de nossos clientes franqueadores unida em um único propósito.

Por sua vez, as franqueadoras precisam comunicar esse apoio com eficácia ao mercado e futuros parceiros. Algumas dicas seguem abaixo:

1. Cases de sucesso podem ser promovidos, a fim de demonstrar como o suporte ajudou os franqueados com seus resultados positivos.

2. Treinamentos são indispensáveis e eles devem ter destaque na pauta da franqueadora, assim como suas ferramentas de gestão e assistência no dia a dia oferecidas aos franqueados. Tudo isso deve ser divulgado sem medo e/ou moderação.

3. Depoimentos de franqueados antigos e novos também são estratégias que credibilizam a franquia. Na Dennova (bem como no marketing em geral) os testemunhos são parte importante da prova social. Vale mostrar essa satisfação em campanhas de marketing, focando na efetividade do suporte da franqueadora.

O investimento no marketing digital

Business Goal setting and Planing Strategy concept.Dart target arrow hitting on bullseye in dartboard, Business accuracy success concept

Atualmente, o marketing digital é uma das principais maneiras de uma franqueadora conquistar novos franqueados. Canais de comunicação consolidados permitem que os valores de cada franqueadora sejam compartilhados por toda a rede.

Sendo assim, é essencial utilizar o alcance das redes sociais, do e-mail marketing e também dos conteúdos pagos para atingir novos horizontes e crescer da maneira desejada. Lembrando que a geração de leads deve ser uma prioridade para as franqueadoras.

Por isso, a Dennova conta com um time preparado para oferecer informações de qualidade aos clientes. E, aqui, dois aspectos se destacam:

  1. Elaborar campanhas performáticas para plataformas como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. A ideia é segmentar potenciais franqueados com base em interesses, localização, valores e comportamentos. Na Dennova, temos especialistas que compreendem não apenas o público que sua marca procura, mas como criar conexão desse público com seus produtos e serviços.
  1. Produzir um conteúdo de qualidade também ajuda. E eles podem ser distribuídos em blogs, vídeos, workshops, webinars, entre outros canais para chamar a atenção de investidores. Pessoas são atraídas por conteúdos relevantes sobre uma marca e seu segmento de atuação. Neste aspecto, contar com um time de redatores experientes é muito mais efetivo do que recorrer unicamente à inteligência artificial.

A aposta em pessoas falando com outras pessoas

Provas sociais são tão importantes porque o público confia nas outras pessoas. Mesmo elas sendo desconhecidas, passam mais credibilidade do que as propagandas. Ou seja:

1. Criar estudos de casos e depoimentos de franqueados e clientes felizes atrai interessados.

2. É importante mostrar experiências reais de franqueados e o impacto da marca no mercado, além de como a franqueadora age em determinadas situações.

3. Estimule que os clientes façam avaliações e feedbacks nas plataformas públicas como Google Meu Negócio e Reclame Aqui, por exemplo. O importante é mostrar publicamente a satisfação com a marca.

O investimento em relações públicas

O relacionamento com a mídia é o ponto-chave para aumentar a visibilidade da franqueadora e sua reputação no mercado. Por isso, é essencial investir em artigos, participar de entrevistas e reportagens em veículos segmentados e etc. Tudo isso contribui para a construção da marca. Sabemos que as pessoas tendem a confiar em editoriais e artigos, principalmente, se publicados por mídias respeitadas.

Neste caso, é importante a franqueadora contratar uma assessoria de imprensa e obter:

  1. Auxílio na divulgação dos lançamentos;
  2. Ajuda para destacar prêmios, certificações e materiais educativos;
  3. Ideias para a publicação de artigos que possam reforçar o know-how da marca.

O fechamento de parcerias import

Hoje em dia, as franqueadoras estão optando por firmar parcerias com influenciadores digitais e até mesmo com outras empresas. O objetivo é aumentar a exposição da marca e a sua frequência junto ao público. Além das pessoas comuns, o público confia nas recomendações dos influenciadores.

Para isso, o que pode ser feito?

  1. Escolher influenciadores que tenham uma audiência alinhada aos valores da marca;
  2. Procurar por fornecedores e outras marcas interessados em criar ações conjuntas como as collabs. Quando marcas de renome se juntam, chegam ainda mais longe.

A Dennova acredita que divulgar os diferenciais de uma franqueadora de maneira eficaz exige estratégias muito bem planejadas, cuja execução deve ser impecável. É por isso que neste conteúdo citamos a importância de construir uma marca sólida, investir em marketing digital e contar com outras pessoas para atrair a atenção de novos franqueados.

Para nós, o segredo está na autenticidade. Fale conosco e saiba como definir as melhores estratégias para a sua marca e como se destacar como franqueadora de excelência num mercado tão competitivo.

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