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Em um mercado competitivo como o de franquias, ter um negócio de destaque é um dos fundamentos para atrair franqueados qualificados e expandir a rede de forma sólida e sustentável.
Isso exige do franqueador um mergulho sobre seu próprio negócio para extrair dele o que há de melhor a fim de oferecer algo diferenciado para o mercado. As franquias que passam por esse processo são as que conseguem os melhores resultados.
Neste artigo, vamos mostrar estratégias de diferenciação que podem ser o ponto de virada para sua franquia se destacar perante a concorrência e conquistar o interesse de potenciais franqueados.
1. Identidade e propósito da franquia
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Uma franquia que se destaca é aquela que tem uma identidade forte e um propósito claro. Ao definir valores, missão e visão de forma transparente e alinhada com o público-alvo da franquia, você abre caminho para atrair franqueados que compartilham desses mesmos ideais.
Eles respondem a um chamado de um negócio com o qual concordam enquanto propósito e se associam para buscar prosperar juntos em um futuro compartilhado. Dessa forma, comunique a todos o que sua franquia representa e como ela faz a diferença no mercado em que atua.
2. Investimento em inovação
Para se diferenciar, é necessário colocar a inovação como um valor. Isso mostra que a empresa está atenta às mudanças do mercado e disposta a realizar as alterações que forem necessárias para tornar o negócio mais atraente. Inovar é, no fundo, dar um passo à frente.
Esse processo pode envolver desde a oferta de produtos ou serviços exclusivos até a adoção de tecnologias que otimizem a experiência do cliente e do franqueado. Esteja sempre atento às tendências do mercado e busque maneiras criativas de oferecer valor aos seus clientes e parceiros.
3. Suporte e treinamento
Um dos pontos-chave para atrair franqueados qualificados é oferecer suporte e treinamento além do esperado. Estamos falando de transferência de conhecimento e criação de know how no negócio, que capacitam franqueados e funcionários para lidar com todas as situações de gestão e operação.
Suporte e treinamentos devem estar presentes desde o momento da negociação da franquia até o acompanhamento contínuo após a inauguração. Franqueados valorizam uma rede que se preocupa genuinamente com o seu sucesso e está sempre disponível para ajudá-los a superar desafios e alcançar seus objetivos.
4. Marketing estratégico
Investir em um marketing estratégico é outra forma poderosa de diferenciar sua franquia. Neste caso, a criação de campanhas publicitárias segmentadas até o uso inteligente das redes sociais e outras plataformas digitais para aumentar a visibilidade e atrair clientes.
O marketing é quem faz a conexão do seu negócio com o mercado, por isso deve ser encarado como uma atividade essencial da sua rede. Mostre aos potenciais franqueados que você tem uma estratégia sólida para conquistar e fidelizar clientes.
5. Experiência do cliente
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As franquias que se destacam no mercado muitas vezes têm uma abordagem diferenciada quando se trata da experiência do cliente. Ao oferecer uma experiência personalizada, desde o primeiro contato até a pós-venda, podem conquistar a fidelidade dos clientes e atrair novos franqueados interessados em fazer parte de uma rede comprometida com a excelência no atendimento.
Para tanto, recomenda-se utilizar tecnologias que facilitem a interação e o feedback dos clientes e manter um padrão de qualidade consistente em todos os pontos de contato, seja online ou offline. A experiência do cliente impacta diretamente a satisfação e lealdade dos consumidores.
Diferenciar sua franquia requer um conjunto de estratégias bem planejadas e executadas. Invista na construção de uma marca franqueadora sólida e diferenciada, e os resultados positivos certamente virão.
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