Carregando ...
alexandre@dennova.com.br11 3588-1168

O setor de franchising está em constante evolução e adaptação, moldando-se de acordo com as tendências e demandas do mercado. Ao olharmos para os últimos dois anos, podemos vislumbrar um cenário dinâmico e promissor para este setor em 2025, impulsionado por diversas perspectivas e inovações.

Vamos descobrir em seguida, como está o setor de franquias brasileiro e quais suas expectativas.

O franchising brasileiro até o momento

Estamos nos encaminhando para o final de 2024, e até o momento as projeções e realizações estão otimistas. No final do ano passado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou que o desempenho do setor foi 13,8% maior em faturamento, em relação a 2022.

O ano de 2023 também se destacou em relação ao número de redes franqueadoras brasileiras, alcançando as 3.311 marcas, um crescimento de 7,6%. Com isso, as projeções da associação para 2024 eram:

  • Faturamento +10%
  • Redes +5%
  • Operações +5,5%
  • Empregos +5,5%

O primeiro trimestre de 2024 seguiu em progresso, demonstrando novamente uma excelente performance no período, sinalizando crescimento de 19,1% no faturamento, em relação ao mesmo período de 2023.

O fato de a Páscoa ter ocorrido no primeiro trimestre foi claramente um impulsionador dos resultados, assim como ter um dia a mais em fevereiro, por ser ano bissexto. E sendo assim, os setores que se destacaram no período foram de alimentação, food service e serviços e outros negócios.

Já o segundo trimestre, foi 12,8% maior em faturamento que no mesmo período do ano passado. Com isso, o faturamento do 1º Semestre foi 15,8% maior em relação a 2023.

Agora, para o próximo semestre, permanece o otimismo, sobretudo para investidores e empreendedores do setor.

Expansão global e digitalização

Com a internacionalização cada vez mais presente, espera-se que as franquias ampliem sua atuação em novos territórios, explorando novos mercados e oportunidades ao redor do mundo.

Além disso, a digitalização continuará a desempenhar um papel fundamental com as franquias buscando estratégias inovadoras para se destacarem no ambiente online, fortalecendo sua presença digital e aprimorando a experiência do cliente por meio de plataformas e tecnologias avançadas.

Sustentabilidade e responsabilidade social

Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais e sociais, as expectativas apontam para um aumento na integração de práticas sustentáveis ​​e responsabilidades nas operações das franquias.

Os consumidores estão valorizando marcas que se comprometem com práticas e consciência ambiental e social, e as franquias estão respondendo a essa demanda, adotando medidas e políticas que contribuem para um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Inovação e diversificação de segmentos

A busca por inovação e diversificação é uma tendência marcante, com as franquias explorando novos segmentos de mercado e apostando em modelos de negócios disruptivos como franquias home office, microfranquias, lojas estande e micro quiosques.

Com isso, a integração de novos conceitos, tecnologias e formatos de operação contribuirá para a revitalização do franchising, trazendo propostas inovadoras e interessantes para franqueadores, franqueados e consumidores.

Adaptação às novas demandas do consumidor

A evolução do perfil do consumidor impulsiona as franquias a se adaptarem e atenderem às expectativas em constante mudança. Sobretudo após o período pandêmico, o comportamento de compra dos consumidores mudou radicalmente, trazendo o digital e o delivery ainda mais para perto dos negócios, alavancando as vendas online.

A personalização, conveniência e experiência do cliente também são focos centrais, levando as franquias a desenvolverem estratégias e serviços que atendam de forma eficaz e diferenciada conforme as demandas desse novo consumidor, sempre conectado e informado.

Em suma, as expectativas para o franchising estão marcadas pela expansão global, digitalização, sustentabilidade, inovação, diversificação e foco no cliente. O setor continuará a se redefinir e a se reinventar quando for preciso, oferecendo oportunidades de crescimento e sucesso tanto para as marcas quanto para empreendedores que buscam ingressar nesse universo de possibilidades.

E a Dennova está aqui para ajudar você, gestor de expansão, a fazer crescer sua rede de franquias através do marketing digital. Venha conhecer nossa agência. Acesse nosso site.

Lista de produtos mais vendidos.