Existem sites nas mais diversas interfaces, alguns facilitam a navegação do usuário, outros tornam mais difícil a experiência. Alguns exemplos que dificultam a usabilidade no site: páginas difíceis de serem encontradas, menu confuso e excessivamente longo que demanda muitos cliques até chegar ao destino desejado. É um tempo que nem todo mundo dispõe para achar o que procura, principalmente o público-alvo.
Uma das primeiras regras que todo desenvolvedor precisa ter em mente é elaborar o site pensando na usabilidade. Isso facilita o trabalho de desenvolvimento do projeto e deixa o site mais fácil e prático possível para o público-alvo. Em linguagem técnica a usabilidade do site também é conhecida pela sigla UX, que é o nome original em inglês, User Experience.
Usabilidade x Acessibilidade
São termos muito parecidos, mas de significados bem diferentes. Enquanto a usabilidade foca na rapidez e eficiência durante a navegação, a acessibilidade é mais abrangente e pretende garantir uma boa navegação a qualquer pessoa, seja leigo ou um expert em informática.
Focando na usabilidade de um site, ela deve prever uma série de fatores para que a experiência do usuário seja positiva:
- Se o site demora um pouco mais para carregar – isto já é um ponto que precisa ser melhorado, e muito – e pode ser resolvido com a instalação de um recurso chamado de pré-carregamento para que o usuário saiba que está sendo processado.
- Verificar se os links estão funcionando e se direcionam para as páginas específicas para não frustrar a navegação. E também se são de fácil identificação ao serem visualizados.
- A interface deve ser simples para que as informações sejam encontradas rapidamente. Mas simplicidade não significa que a estrutura não deva ser bem elaborada, ela pode (e deve!) ter recursos mais sofisticados para tornar a usabilidade mais atraente.
- O layout precisa ser bem estudado para não criar poluição visual ao abrir o site. Um bom designer consegue chegar a resultados fantásticos com poucos elementos.
- Linguagem simples, clara e objetiva permitem que o usuário saiba o objetivo do site à primeira leitura. O texto deve ficar destacado do fundo para evitar sobreposições que atrapalhem a leitura.
- Criar páginas específicas para assuntos específicos a fim de não torná-las genéricas demais para evitar uma navegação aleatória e demorada.
- Botões call to action bem localizados e que funcionem perfeitamente para aumentar a taxa de conversão, no caso de um e-commerce. Segundo especialistas, o usuário quer ter uma boa experiência de compra, feita com rapidez e segurança. Hoje, esses são fatores mais importantes que um produto com preço convidativo.
Esses são pontos vitais que fazem a usabilidade do site muito mais agradável ao público-alvo. Se tiver que perder tempo na navegação, o usuário não terá paciência e a probabilidade de procurar sites concorrentes é bem grande. Estima-se que se a demora for superior a 20 segundos para obter o que procura, ele desiste e acessa outros sites.