Inbound Marketing atrai usuários e ainda
traz muitas vantagens.
O Inbound Marketing é uma forma moderna de atrair tráfego para um site, blog ou as redes sociais. Com tantas plataformas nos meios digitais, a tarefa de prender a atenção do público e promover seu engajamento exige esforço cada vez maior. Por isso, o conceito de Inbound Marketing está sendo uma revolução na relação entre empresas e consumidores. Sua base é o estreito relacionamento entre as partes, onde a primeira dispõe de conteúdo interessante para que os usuários passem a vê-las como fonte confiável de informação.
O Inbound Marketing pode trazer ainda mais transformações às empresas que o pratica. Considere os sete tópicos abaixo como forte argumento para implantá-lo:
- Visitantes x leads: Ao fornecer dados pessoais (nome, e-mail ou telefone) para obter mais conteúdo que procura, o visitante descompromissado pode se transformar em lead. Dessa forma o relacionamento torna-se mais estreito e o usuário fica mais suscetível a receber ofertas de produtos, serviços ou informações da empresa, sem o perigo de rejeição. Transformar o visitante em lead é um passo importante para conquistar sua confiança até que ele se torne cliente ativo.
- Conteúdo relevante: A qualidade do conteúdo agrega valores positivos às publicações que passam a ser fontes confiáveis de informação. A probabilidade de compartilhamento, curtidas e engajamento a partir do Inbound Marketing é muito maior e as ações passam a ser uma oportunidade de divulgação gratuita que não pode ser desperdiçada.
- Posicionamento no Google: O Inbound Marketing aliado às estratégias de SEO aumentam as oportunidades de melhorar o posicionamento no Google. Se um site é muito procurado, os resultados orgânicos melhoram espontaneamente elevando sua posição, levando usuários a preencher formulários para receber as publicações em primeira mão.
- Custo baixo: O Inbound Marketing tem custo inferior em relação a outros meios de divulgação. O conteúdo excepcional será responsável por gerar tráfego espontâneo, que resulta em compartilhamentos e difusão do conteúdo. Isso pode aumentar acessos de novos usuários e maior engajamento. Quem faz publicações que mantenham elevado nível de qualidade torna-se autoridade no assunto e amplia o número de seguidores.
- Abandono de carrinho: O índice de abandono de carrinho de compras nas lojas virtuais que implantam o Inbound Marketing é menor. O lead já confia no site e na marca e realiza a compra com maior confiança. Efetivada a negociação, obtêm-se mais informações sobre o cliente, aumentando as chances de tornar o relacionamento mais próximo.
- ROI: Outra vantagem do Inbound Marketing é focar o investimento em um público-alvo muito qualificado, fazendo o ROI (retorno sobre investimento) ser eficiente e muito mais claro e transparente.
- Agilidade nos processos: O Inbound Marketing gera um público qualificado que já tem conhecimento do que a empresa produz e as soluções que ela oferece. Isso facilita as negociações, não é preciso perder tempo explicando algo que já é conhecido – detalhes específicos podem ser esclarecidos em uma conversa, o que torna a negociação muito mais avançada. Já existe o interesse do cliente pelo que está sendo ofertado.
Imagine alguém que queira comprar um carro e que já tenha feito pesquisa na internet entrando em contato com a concessionária por meio de chat para tirar dúvidas mais comuns. Ao realizar a compra pessoalmente, tudo o que já viu online será dispensável quando estiver tratando diretamente com o vendedor.