Marketing Digital: a importância de se planejar

A sua empresa tem atingido os resultados esperados com as ações de marketing digital que vêm desenvolvendo? Ou melhor, você sabe quais resultados quer ter para a sua empresa, com essas ações?

Para responder a essas questões com rapidez e segurança, é preciso que haja um planejamento de ações sólido. Muitas vezes, são iniciadas ações como: publicação de conteúdos em redes sociais, campanhas patrocinadas, produção de um novo site e/ou blog, antes da realização de análises profundas da empresa, do mercado e público-alvo, e como consequência, antes de se estabelecer um planejamento detalhado de ações e metas.

E sem o planejamento, é difícil entender o nível de eficácia das ações iniciadas.  

Descobrir isso faz parte do planejamento de marketing digital, e considerando que algumas empresas não realizam essa etapa, definindo metas, parâmetros e ações, fica difícil considerar qualquer resultado como coerente ao investimento realizado.

Para pequenas e médias empresas, o planejamento é imprescindível, já que permite que você tenha total controle do que está sendo investido, tendo condições de remanejar valor, caso necessário, evitando assim possíveis desperdícios.

Invista tempo no planejamento

instagram-laptop-skin-wordpress-theme

O início do ano costuma ser a época ideal para realizar esse tipo planejamento, porém, isso não deve ser um limitador. Não foi possível realizá-lo? Sem problemas. Faça-o assim que possível, se necessário, para um período menor que 12 meses, mas faça. É essencial que ele não seja colocado de lado, substituídos pelas demandas do dia-a-dia.

Sabemos que realizar planejamento sólido demanda tempo, porém é um investimento, que trará muitos benefícios a longo prazo. Portanto, dedique tempo a essa ação e considere realizar:

  • análise do seu mercado e da concorrência;
  • definição do seu público alvo;
  • análise dos melhores canais de divulgação;
  • definição do tipo de material a ser publicado desde postagem em redes sociais, até confecção de materiais ricos como e-Books ou infográficos;
  • observação do orçamento disponível;
  • definição de objetivos e metas atingíveis;
  • monitoramento, ao longo do período, para que tudo seja cumprido ou remanejado, caso necessário.

Conseguindo cumprir com esses objetivos e bater as metas previamente descritas, consequentemente, virão os resultados desejados e o aumento das vendas.

Acompanhe a evolução das ações

media-social-media-apps-social-network-facebook

Após as definições das estratégias, é necessário um acompanhamento diário para mensurar a execução das ações. Por isso, é importante que o planejamento de marketing digital seja dividido em etapas menores, para que tudo esteja dentro do tempo disponível para cada um dos envolvidos no projeto.

Há tempo para todos os processos:

  • Reavaliar as análises de mercado e dos concorrentes, buscando conhecer a fundo como está se desenvolvendo o nicho que sua empresa se encontra.
  • Observar as personas definidas para verificar se fazem sentido com o que foi projetado ou se é necessário rever;
  • Avaliar a divulgação de conteúdo nos canais escolhidos como os melhores para o seu negócio;
  • Mensurar a  produção dos conteúdos, como a criação de textos e imagens para o Blog da empresa, criação de pequenos textos para as redes sociais, criação de materiais ricos para os leads, etc;
  • Analisar a utilização do orçamento disponível, evitando imprevistos;
  • Analisar as métricas definidas, conseguindo  assim mensurar como está o desempenho das campanhas, e observar há necessidade de algum ajuste;

A cada ponto concluído, é fundamental que se avalie o que deu certo o que não deu, o que pode (e deve!) ser melhorado. Mas também, é muito importante a valorização de tudo que foi realizado, afinal… é bastante trabalho.

Investimento em pessoas

colleagues-having-business-meeting-in-coffee-bar

Um outro detalhe bem importante é investir nas pessoas certas para execução do planejamento de marketing digital. Essa escolha será decisiva para o bom andamento das tarefas.

Esse profissional precisa ter clareza sobre os principais objetivos e valores da sua empresa, possuir bom conhecimento sobre a execução de cada estratégia de marketing digital e ter capacidade analítica, para assim conseguir mensurar de forma realista, o que deve ser realizado e em quanto tempo.

Muitas vezes os próprios diretores optam por realizar essa tarefa, para evitar gastos ou agilizar o processo, mas isso pode resultar em mais custos no futuro.

Investimento financeiro

money-bank-deposit-grow-up-income-dividends-coins

Por último, mas não menos importante, é preciso avaliar com clareza as possibilidades de investimento financeiro.

Mesmo com a real noção do quão importante é o cumprimento do planejado, pensar junto ao setor financeiro da sua empresa, o que é possível realizar, irá assegurar um processo sustentável e eficaz.

Percebendo a importância do planejamento numa estratégia de marketing digital, e conhecendo os desafios que você e sua empresa podem enfrentar, a Dennova se coloca a disposição para te ajudar nesse processo, garantindo que sua empresa esteja alinhada e comprometida com os resultados desejados.

Precisando de ajuda, entre em contato conosco!

🙂

banner_cta

Assine a nossa
newsletter

As novidades não param de chegar, fique sempre antenado em primeira mão.