PNL: metodologia eficiente para melhorar sua performance

Quer ter melhores resultados em sua atuação profissional? Investir em PNL pode ser uma solução.

Cada um nós tem uma ou mais pessoas que admiramos muito por sua excelência profissional, pela forma que se comunica ou pelo modo que conquistou determinados objetivos.

Você já pensou que pode adquirir as mesmas habilidades que possuem essas pessoas que são alvo de sua apreciação? Parece conversa fiada, né? Ou uma daquelas receitas de sucesso inatingíveis e que dependem de um montão de variáveis.

Mas essa possibilidade de aprendizado foi defendida, nos ano 1970, por dois estudantes da Universidade de Santa Cruz, na Califórnia: Richard Bandler e John Grinder.

Como isso é possível? Através de um conjunto de técnicas de comunicação, psicoterapia e desenvolvimento chamado PNL.

Mas, antes de mais nada, o que é PNL?

woman-with-blonde-hair-sitting-on-beach-and-reading-book

 

Cada vez mais procurada por pessoas do mundo corporativo (profissionais, executivos, líderes no geral), para auxiliar em sua produtividade, eficácia e poder de persuasão, a PNL – Programação Neurolinguística, pode ser definida como um método que avalia a relação entre os processos neurológicos, comportamentais e de linguagem.

A neurolinguística é a linguagem do cérebro, onde estão armazenados hábitos de comportamento, conhecimentos, crenças, habilidades, experiências e muito mais. E, a soma de todos esses fatores tem um resultado único em cada indivíduo, e influencia em como cada pessoa reage aos estímulos.

E, dessa avaliação, surge a identificação de um padrão no formato de agir do indivíduo avaliado, permitindo que comportamentos indesejados ou ineficazes possam ser ajustados.  

Esses ajustes são realmente possíveis? Como?

Com a PNL é possível realizar adaptações comportamentais, re-programando sua mente, para que você tenha ferramentas para avaliar os comportamento e crenças limitadoras de forma mais empoderada, entendendo seus limites e reproduzindo modelos de excelência já avaliados.

Atualmente, estão disponíveis diversos cursos para ensinar a como utilizar as técnicas da PNL. Analisando o padrão de atitudes eficazes de uma pessoa, um profissional de PNL tem condições de orientar outras pessoas a alcançarem suas metas, executando um processo semelhante – não sem antes passarem por uma fase de autoconhecimento, para que sua ‘programação’ seja conhecida.

Essa mudança de aspecto mental ocorre com bastante prática e exercício, buscando substituir hábitos ineficazes, por outros que estejam mais adequados com o alcance do objetivo final. É uma forma de reprogramar o cérebro, para que ele siga, digamos assim, por caminhos mais coerentes.

Calçando sapatos alheios

man-sitting-on-rock

Antes de julgar a minha vida, calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri…” a famosa escritora Clarice Lispector, cabe perfeitamente como exemplo de algumas das técnicas da PNL.

Use como exemplo um profissional com uma carreira bem sucedida, com um trabalho que supra suas necessidades e seus anseios, e que o torne um ser humano realizado. Tente se imaginar sendo essa pessoa. Imagine o que ela pensa, leia o que ela lê, tenha as mesmas atitudes semelhante às dela, gesticule e converse como ela.

Isso te trará novos insights. É um bom exercício para entender como a neurolinguística pode transformar seus hábitos e condições. Ao fim dessa ação, você pode perceber quais atitudes dessa pessoa diferem das suas e notar crenças que podem estar limitando seu potencial.

Se você acha essa aplicação exagerada, imagine esse mesmo processo aplicado para resolver um conflito. Você está numa discussão. Tem seu ponto de vista e a outra pessoa, tem os dela. A tensão só aumenta e a conclusão parece distante. Que tal parar e tentar, mesmo que de forma breve, ‘ser’ aquela pessoa por um momento; ver a situação com seus olhos. Pode ser valioso para que você perceba uma forma mais eficaz de solucionar o conflito.

Não à toa que a PNL não é só aplicada para aumentar a performance profissional, é muito mais abrangente. É utilizada na psicologia, no tratamento de fobias, ansiedade, stress depressão, entre outros problemas; em relações pessoais para potencializá-las através de flexibilidade e compreensão e também na área da educação, para desenvolver habilidades como: motivação, criatividade e inovação.

Qual a importância da PNL na melhora de sua performance profissional?woman-female-thoughtful-alone-mountain-thinking (1)

Ao reprogramarmos nosso cérebro, temos chance de corrigir atitudes ineficazes, aumentando nossa performance permitindo que nossas ações sejam mais assertivas.

O exercício e a prática da PNL dentro das empresas, traz à equipe maior empatia e reconhecimento entre todos, o que ajuda muitos líderes a manterem sua equipe cada vez mais integrada, saudável e capacitada. Desenvolver esse tipo de habilidade resulta no crescimento profissional, mas na melhora individual, como pessoa, e isso é muito valioso.

Assine a nossa
newsletter

As novidades não param de chegar, fique sempre antenado em primeira mão.