Usar ou não templates gratuitos para construir o seu site?

Entenda os pontos positivos e negativos de construir seu site utilizando templates gratuitos e então, tenha ferramentas para decidir se essa é a melhor opção para você.

Você quer que o site da sua empresa seja único, moderno e personalizado? E atenda às reais necessidades do seu negócio, agregando valor à sua marca?

O website é hoje uma ferramenta indispensável para qualquer negócio. É importantíssimo que você ‘exista’ na web e que seus possíveis clientes tenham uma ótima experiência ao visitar seu site. E, cada vez mais, os usuários têm um repertório mais elaborado sobre o que é um bom site. O que impressionava a dois anos atrás, já não impressiona mais.

Então, ok, você decidiu lançar ou repaginar seu site. Começou a pesquisar as opções e se espantou com a quantidade. Sites gratuitos como Wix e WordPress, opções mais rápidas onde você adquire um site por um preço bem razoável, diversas agências aparecem na lista com diversas opções e uma variação de valores que te deixa sem entender.

Agora é hora de respirar! Sabemos que o processo é muito confuso, e por isso mesmo viemos te ajudar.

O site gratuito é uma boa opção?

01_web_design

A maioria dos sites gratuitos funciona da seguinte forma: oferecem opções de templates (modelos de layout, cores, fontes) customizáveis. Porém, essa customização, para ser de simples manuseio, é bem limitada. Permite que você altere cores, imagens e tamanhos de fontes.

Para personalizar mais itens, já é necessário um profissional que entenda de html e programação. É preciso observar também, que mesmo durante o processo de customização básica, podem surgir muitas dúvidas, que te trarão a necessidade de fazer algumas pesquisas, pois, geralmente, essas ferramentas não oferecem suporte.

Um outro ponto a ser considerado é que, assim como você adquiriu o template, qualquer outra empresa ou pessoa também pode adquirir. Inclusive, empresas concorrentes. Isso dificulta a identificação dos usuários com sua marca, pois ao entrar em seu site o visual pode ser parecido com muitas coisas já vistas.

Você concordou com tudo, mas no momento não pode fazer o investimento na construção de um site ou não pode esperar muito tempo? Sem problemas! Para essas situações os templates gratuitos atendem muito bem. A questão é que, passado um certo tempo, pode surgir a necessidade de realizar atualizações no sistema; alguns itens podem apresentar erros, ou sua empresa crescer e você precisar de novas funcionalidades.

Aí, geralmente, o que era simples começa a se tornar complexo. Você certamente precisará de um profissional, que na maioria das vezes não acompanhou o processo e pode concluir, após uma análise, que existem funcionalidades que não poderão ser realizadas nesse site.

Nesse cenário, o mais indicado e eficaz, é que você entre em contato com um profissional ou agência que possa, em primeiro lugar, entender suas necessidades com clareza e desenhar um site sob medida, com funcionalidades que atendam, de forma ágil, a elas.

O processo de um site sob medida

02_supermercado

É importantíssimo que você entenda o processo de desenvolvimento de um site, para poder se preparar para planejar tudo com tempo e não ser surpreendido ao contratar um profissional.

Um exemplo: surgiu um evento importantíssimo no ano para sua empresa e você entra em contato com a agência 2 meses antes, para criar seu novo site, que deve ser lançado no evento e…  recebe a informação que não dará tempo.

De início você pode desconfiar da agência, mas realmente pode não ser possível. Para que um site sob medida seja realmente funcional, é necessário que todas as etapas sejam desenvolvidas de forma consistente.

A primeira delas, é a definição do projeto. Momento onde se faz um briefing e se entende quais são as dores da sua empresa, o que precisa ser resolvido. Com esses dados em mãos, a agência analisa a situação em equipe. Geralmente composta por um designer, um desenvolvedor frontend e um programador. Juntos, todos levantarão como deve ser a melhor forma de desenhar esse site.

Após essa definição, tudo é documentado e apresentado à empresa, para que ela aprove. Depois disso, um designer desenvolve o que é chamado de Wireframe – que é como se fosse a planta baixa do seu site. Um layout que demonstra como será navegação, onde ficará cada coisa (porém, sem cores e layout). Assim, a empresa tem a chance de navegar e entender a dinâmica do site.

04_equipe_criacao

Depois, com o wireframe aprovado, o designer faz o layout de cada uma das páginas do site, sempre pensando na facilidade do uso, na correta exibição das informações e na melhor forma de atrair e conquistar seus usuários.

E, em seguida, o desenvolvedor front-end transforma o layout em código html, para que o programador possa programar todas as funcionalidades do site. Ao finalizar a programação, é indicado um período de, no mínimo 1 semana, para que se realizem muitos e muitos testes. Porque cada navegador da web e cada tablet e celular podem apresentar comportamentos diferentes, isso é normal. Esse período serve para a verificação de que tudo estará funcionando como deve.

Por fim, chega a hora da empresa colocar os devidos conteúdos, para que se possa publicar o site. Viu só? É bastante trabalho. Por isso, a diferença de tempo e custo, quando comparamos a uma versão gratuita.

A vantagem é que você terá um material com sua identidade e que te atende da forma que você precisa. Além de poder incluir funcionalidades sempre que precisar e de ter o apoio da agência com possíveis dúvidas e problemas.

Lancei meu site, mas minhas vendas ainda não aumentaram

03_linha_producao

Uma situação bem frequente é que, ao lançar o site, a empresa não nota o impacto desejado nas vendas e se aflige, achando que há algo errado com o site e que fez um investimento ruim.

Na maioria das vezes, não há nada errado. O ponto é que na web também ocorre uma concorrência feroz em busca de espaço. Junto ao novo site, é importante que você invista num planejamento de Marketing Digital, onde serão elaboradas estratégias de conteúdo, de SEO, de campanhas patrocinadas, para fazer com seu site apareça para o público do site.

Sem o apoio do Marketing é difícil que seu público-alvo chegue ao site. Portanto, se planeje para que tanto a criação do site, quando um plano de marketing, possam ocorrer de forma simultânea.

05_construcao

A Dennova espera ter te ajudado ao menos um pouquinho a entender esse processo, facilitando sua tomada de decisões. Se tiver dúvidas ou desejar saber mais sobre as opções existentes, deixe seu comentário, ou nos procure em nossas redes sociais, ficaremos felizes em ajudar.

Até a próxima.

😉

Assine a nossa
newsletter

As novidades não param de chegar, fique sempre antenado em primeira mão.