Resultados de Marketing Digital: você sabe como entender e analisar cada métrica?

O site da sua empresa teve 1.230 visitantes no último mês, 122 converteram em leads, e 11 se tornaram clientes. Você sabe o que esses números dizem? Ou melhor, você entende o que quer dizer essa situação?

Essas são só algumas das tantas métricas que você precisa prestar atenção e principalmente, entender com precisão o que elas retratam e suas relações com todas as estratégias de marketing digital aplicadas.

As métricas do marketing digital geram valor para a sua empresa, multiplicando as possibilidades de vendas e consequentemente, de lucratividade. Além disso, elas ter permitem decidir as próximas estratégias de forma mais consistente. E, saber analisar esses números, é tão importante quanto executar as ações, a criação de conteúdo e as vendas.

São as métricas que ajudam a entender como a empresa está caminhando no ambiente digital, a controlar os investimentos e a otimizar as ações. Muita coisa vai pelo velho método da “tentativa e erro”, mas são exatamente essas métricas que mostram quais são esses erros para que possam ser corrigidos, quais são os acertos e o que pode ser otimizado.

Tudo isso vai de encontro às metas e objetivos estabelecidos no planejamento inicial, que é o primeiro item que deve ser realizado ao se decidir aplicar o marketing digital. Sem essa definição os números apresentados não terão como direcionar sua estratégia de forma eficaz.

Entendendo as métricas

Resultados de Marketing Digital: você sabe como entender e analisar cada métrica?

Para poder analisar os resultados, tudo começa com o planejamento estratégico. É nele que estará registrado quais as métricas são importantes para o seu negócio, e como elas poderão ajudar na tomada de decisões da sua empresa.

O planejamento é o primeiro passo para saber por quais caminhos a sua empresa quer trilhar e onde ela quer chegar. Nele estarão registrados todos os passos a serem dados, as análises de mercado e de concorrentes, as análises de mídias e as métricas importantes relacionadas ao seu mercado.

Sabendo quais são essas métricas, fica mais fácil prestar atenção a elas, e entender como funcionam para poder analisar como estão se comportando de acordo com as ações realizadas ao longo do tempo. Caso você ainda tenha dúvidas ao decidir quais métricas podem ser interessantes para começar a analisar a efetividade de suas ações no ambiente digital, listamos algumas importantes:

Métricas de vaidade

Resultados de Marketing Digital: você sabe como entender e analisar cada métrica?

As chamadas ‘métricas de vaidade’ costumam ser as primeiras a serem notadas, principalmente, pela facilidade de obtê-las. Pode ser o número de pageviews do seu site, do seu blog, o aumento de curtida em sua Fanpage, uma publicação que obteve um alto número de interação, etc.

São chamadas métricas de vaidade pois impressionam com facilidade. Muita vezes, ao avaliar esses aumentos, cremos que as estratégias estão obtendo o resultado esperado, e acabamos por não avaliar a fundo o que está ocorrendo. Nem sempre o aumento é satisfatório. Algumas vezes o número deveria ser maior e acabamos não nos atentando a isso.

É fácil se impressionar com esse tipo de métrica, principalmente quando o site ou Blog começa a atingir números mais altos como os de: pageviews, seguidores ou curtidas ou visualizações. Mas, é necessário perceber o quanto desses números, estão contribuindo para as vendas desse site ou Blog.

Ter um número alto de seguidores, por exemplo, não garante que essas pessoas leiam seu conteúdo ou sejam engajadas com a sua marca, ou mesmo, que elas tenham se tornado clientes dentro do período analisado.

E também é importante entender que cada métrica tem sua função. Em alguns casos, empresas desistem de realizar investimentos no Facebook, por exemplo, por acreditar que não está dando o resultado esperado, não influenciando no aumento de vendas. Porém, temos que considerar a Jornada de Compra. Um usuário do Facebook, pode não comprar nada da sua marca por um longo período, mas, se ao acessar sua Fanpage ele perceber que ela tem poucas curtidas, não tem material recente e não tem muita interação nas postagens, isso pode desestimulá-lo ainda mais.

Métricas relevantes

Resultados de Marketing Digital: você sabe como entender e analisar cada métrica?

O chamamos de métricas relevantes são exatamente as que mostram os objetivos cumpridos do planejamento, ou seja, aquelas que demonstram se as ações estão caminhando bem ou não, e se o retorno sobre o investimento está favorável.

Veja algumas métricas relevantes:

  • Métricas de Visitas e Origens: é uma métrica básica que demonstra quantos visitantes teve seu Site ou Blog, e de onde vieram esses visitantes. Isso quer dizer, mostra de quais fontes de tráfego, ou seja, canais, partiram as pessoas que chegaram até a sua página. Por que isso é importante? Para que saiba o seu ciclo de tráfego, percebendo quais redes sociais contribuem mais para esses acessos, quantos acessos são orgânicos ou pagos, e entender se algo precisa ser melhorado.
  • Métricas de Funil de Vendas: as métricas de funil de vendas são muito efetivas e fáceis de mensurar. Para esse funil funcionar, é necessário analisar o número de visitantes únicos, ou seja, quantos visitantes tiveram sua página; o número de leads gerados, ou seja, quantos dos visitantes, converteram em leads por meio de um formulário ou contato direto; e o número de clientes conquistados, na conversão de leads para cliente, ou seja, pessoas que realizaram uma compra ou solicitaram serviços. É possível medir ainda leads qualificados, que são aqueles visitantes que realmente se interessam pela sua marca; número de clientes recorrentes e outros.
  • Outras métricas: outras análises podem ser feitas, de acordo com o tipo de negócio: o ROI é uma das mais importantes, pois demonstra o retorno sobre o investimento feito em ações de marketing digital. Tem ainda métricas de relacionamento, tempo de vida do cliente, CAC (custo de aquisição de clientes), ticket médio, CPL (custo por lead), taxa de abertura de e-mails marketing e métricas de análises de palavras-chaves.

Como essas métricas podem ser demonstradas?

Resultados de Marketing Digital: você sabe como entender e analisar cada métrica?

Com tantos dados, é muito fácil se perder ou se ver em meio a uma grande confusão de números, mas com um pouco de paciência e tendo entendido o que cada métrica faz, o seu significado e o que pode ser feito a partir de sua análise, você conseguirá extrair resultados muito mais efetivos.

Esses números são importantes para diversas áreas de uma empresa. O pessoal do marketing precisa saber se suas ações estão indo bem ou não, o setor financeiro precisa entender que o dinheiro que saiu, teve um retorno adequado, a área da comunicação precisa entender se tudo que foi produzido, gerou o resultado esperado e a área comercial precisa avaliar se as estratégias resultaram em obtenção de leads mais qualificados.

E para encontrar esses números de forma simples, você pode fazer uso de ferramentas como o Google Analytics, usar as próprias redes sociais, dentre muitas outras. Aqui na Dennova, nós utilizamos a RD Station, uma ferramenta bem completa para gerenciar e automatizar as ações de Marketing Digital.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o que já pode aplicar, se sua empresa precisa ou não adquirir uma dessas ferramentas ou de como esse processo pode te ajudar, entre em contato conosco. Teremos prazer em contribuir com o sucesso do seu negócio.

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