Qual a importância do sono em nossa produtividade e no bem estar

Veja quais são as melhores práticas para obter um sono mais reparador.

Entenda como um sono tranquilo pode proporcionar mais qualidade de vida e bem estar físico e mental.

Qual a importância do sono em nossa produtividade e no bem estar

Você está satisfeito com  a qualidade do seu sono? É difícil recebermos uma resposta positiva a essa pergunta. No geral, a maioria das pessoas gostaria de mais algumas horas ou de um sono mais tranquilo, sem interrupções.

Inclusive, muitas vezes, nem sabemos ao certo se o número de horas que dormimos é o suficiente para nosso descanso corporal e mental. Apenas temos em mente que o dito ideal para a idade adulta é dormir em torno de 6h a 8h por dia.

Porém, o que acaba passando batido, além de não ser eficaz, é criarmos uma regra para dormir essas 8h, sem que esse descanso tenha a qualidade necessária para ser reparador ao corpo. Nesse sentido, o mais importante é ter uma boa noite de sono, onde ao despertar, você sinta-se disposto e com energia para iniciar as atividades do dia.

É claro que é preciso considerar que o ritmo de vida atual, principalmente nas grandes capitais, está longe de ser saudável. Tudo tem um ritmo muito intenso e as atividades de cada um só aumentam. E em meio a esse caos, uma das coisas que sofre um tremendo impacto é justamente o sono. É quase impossível conseguirmos dormir a quantidade indicada de horas, e muitas vezes, durante as horas possíveis, o sono também é afetado pelo estresse do cotidiano.

Para dar conta de tudo que é preciso (ou pelo menos para alimentar a ilusão de que damos conta), incluímos atividades nas horas que deveriam ser reservadas para dormir. Isso é comum, quase todos fazemos. O ponto é, será que essa diminuição é eficaz? Será mesmo que conseguimos realizar essas atividades com qualidade? Será que essa decisão pode afetar nosso trabalho, produtividade ou o bem estar?

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2016, divulgada no Portal G1 (https://g1.globo.com/bemestar/noticia/insonia-como-ter-um-sono-de-qualidade.ghtml), comprovou que a falta de sono afeta sim a produtividade no trabalho. Esse estudo foi feito pela Universidade da Califórnia, e ele mostra mais: noites mal dormidas deixam as pessoas sem imunidade, ou seja, mais propensas a gripes, resfriados e outras doenças.

 

Um verdadeiro desafio

Qual a importância do sono em nossa produtividade e no bem estar

Para muitas pessoas, dormir acaba por se tornar uma “tarefa” difícil, um desafio mesmo. Com tantas distrações como celulares, tablets, notebooks, os famosos seriados… passa-se cada vez mais tempo de olho nessas mídias, e consequentemente, menos horas dormindo.

Quando não é esse o motivo, são os problemas que rodeiam nossos pensamentos, elevando o nível de estresse, influenciando na quantidade e qualidade do sono, podendo chegar a casos extremos de crises de insônia ou de ansiedade, diminuindo ainda mais a imunidade do corpo.

Portanto, para que você não chegue a esses extremos, o ideal é procurar desde já, formas de conscientização para manter seu corpo e mente em equilíbrio, para realizar com mais eficácia as tarefas do dia a dia e, principalmente, melhorar sua produtividade como um todo.

E como ter um sono de melhor qualidade?

Qual a importância do sono em nossa produtividade e no bem estar

Um sono de qualidade é influenciado por diversos comportamentos, totalmente possíveis de executar – se você tiver um pouco de disciplina no começo. Posteriormente, essas ações se tornam hábitos, se integrando de vez à sua rotina.

Sendo assim, separamos algumas dicas podem ajudar você a melhorar a qualidade do seu sono e como consequência, ser um profissional ainda mais produtivo:

Dicas para realizar no dia a dia:

  • Praticar atividades físicas regularmente: pode ser uma caminhada, natação, ou mesmo atividades mais intensas como corridas ou musculação.
  • Ter um colchão e um travesseiro adequados.
  • Dormir em um local confortável, silencioso e escuro.
  • Fazer refeições mais leves no período da noite, para que a digestão seja fácil.
  • Evitar a ingestão de álcool em excesso, principalmente a noite.

Dicas para a hora de dormir:

Qual a importância do sono em nossa produtividade e no bem estar

  • Comece a se preparar para dormir pelo menos uma hora antes, realizando atividades mais amenas, ouvindo músicas calmas, lendo um livro, por exemplo.
  • Evite ingerir líquidos ou alimentos estimulantes como cafés, chás, refrigerantes, chocolates ou condimentos. Esse é um momento para relaxar!
  • Evite usar celulares e tablets quando estiver na cama, além de ser uma distração intensa, a luz que eles emitem é prejudicial ao sono.

Dicas extras:

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  • Tente técnicas de relaxamento ou de respiração, momentos antes de dormir, se concentrando em você e no seu corpo naquele momento, procurando se livrar de preocupações e pensamentos negativos.
  • Pratique meditação. Essa técnica é comprovadamente eficaz e saudável não apenas para o sono, mas para outras atividades pessoais. Leia aqui nosso post sobre como a meditação pode ajudar sua vida e saúde.

O que você ganhará com essas práticas?

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Muitas áreas da vida melhoram com um sono mais reparador, e isso traz mais qualidade de vida às pessoas, tornando-a mais saudáveis e ativas para as tarefas do dia a dia, além de mais felizes e satisfeitas não apenas com o trabalho, mas com a família, amigos e com elas mesmas.

Veja o que um sono de qualidade pode fazer:

  • Baixar os níveis de irritabilidade, estresse e de cansaço ao longo do dia.
  • Melhorar raciocínio, concentração, atenção e memória.
  • Aumentar a produtividade e a criatividade no trabalho.
  • Aumentar o vigor físico.
  • Aumentar a imunidade do corpo, evitando doenças.

São muitas as razões para começar hoje mesmo, ao menos uma dessas práticas. Muitas vezes, achamos que essas coisas tomam tempo, sem perceber que são um verdadeiro investimento. Esse tempo empregado agora, será revertido na qualidade de todas as suas tarefas diárias.

E lembre-se, nenhum tipo de sucesso vale a pena, se você não tiver saúde e disposição para desfrutar.

Até breve!

 

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