A importância do Inbound Marketing no Turismo.

 

Como o Marketing Digital pode ajudar sua agência de viagens crescer?

Entenda qual é a importância do Marketing Digital para o turismo

De 10% a 12% no aumento das vendas de pacotes de viagem, essa foi a projeção da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) para 2017. Os dados divulgados pelo Portal G1 da Globo em abril deste ano, mostraram que apesar de lenta, a pequena recuperação da economia brasileira neste ano, já trouxe bons sinais ao setor turístico. E para o ano de 2018, as projeções são ainda mais otimistas.

A confiança do brasileiro tem crescido devagar, mas mesmo com esse comportamento mais cauteloso, a busca por viagens, principalmente internacionais, aumentou no segundo semestre de 2017.

Sabemos que a internet hoje é o canal onde os usuários mais buscam informações sobre produtos e serviços, logo, é interessante que as operadoras e agências de turismo aproveitem a recuperação da confiança do consumidor e invistam em estratégias de marketing digital.

A influência da internet mudou muito, ao longo dos últimos anos, as formas de fazer negócio. E no segmento do turismo, não foi diferente. Hoje, temos gigantes do setor que só realizam suas vendas pela internet, por exemplo.

Vale ressaltar, que mesmo uma agência física – independente de sua proporção, pode (e deve!) manter uma presença digital de grande relevância. Inclusive, se essa presença for inexistente, a credibilidade da marca pode ser prejudicada, uma vez que os clientes e prospects, atualmente, buscam informações na internet e interagem com as empresas de sua preferência nas redes sociais.

A presença, como vimos, é fundamental. Mas, ainda mais importante que a presença é sua qualidade. Hoje, os usuários têm mais maturidade em sua relação com o meio digital e são mais criteriosos. Percebem quando o conteúdo divulgado por uma empresa não é condizente com seus valores e cultura, percebem quando não é espontâneo e percebem quando não são coerentes com sua audiência. Portanto, uma boa estratégia e planejamento são fundamentais para extrair bons resultados das plataformas online.

Uma das ferramentas que está sendo amplamente utilizada – não só pelo mercado de turismo, e tem trazido ótimos resultados, é o Marketing Digital. Muitas agências, operadoras, hotéis, resorts, companhias aéreas, dentre tantas outras empresas do ramo, estão se tornando autoridades em sua área de atuação, através da produção de conteúdo, e vêm aumentando suas vendas como consequência disso e do acompanhamento mais sólido de suas ações, através das métricas que esse tipo de estratégia oferece.

Na relação com os clientes, os benefícios são inúmeros. Posicionada corretamente, a empresa passa maior confiança e conduz seus prospects por toda a jornada de compra com mais segurança e excelência. Diversas são as ações dentro das estratégias de Marketing Digital, como: otimizações SEO em sites, campanhas patrocinadas no Google e FaceAds, marketing de conteúdo, e uma muito falada nos últimos dois anos: o Inbound Marketing.

Mas afinal, o que é o Inbound Marketing?

Diferente das estratégias mais praticadas do marketing, o Inbound Marketing usa uma abordagem contrária, se beneficiando do comportamento atual dos consumidores em sites de busca, por exemplo. A ideia é não interromper uma comunicação com ofertas ou anúncios para um público que não tenha interesse em seu produto ou serviço.

O objetivo é se posicionar corretamente para ser encontrado por consumidores que buscam exatamente pelo que você oferece. Numa comunicação menos agressiva, visando não interromper, mas sim construir um relacionamento mais sólido e engajado com seu público-alvo.

Um dos sinônimos do termo Inbound Marketing é a expressão Marketing de Atração, que exemplifica ainda mais esse formato de trabalhar as ações visando se tornar interessante para o prospect, oferecendo materiais de qualidade, atrativos para a necessidade que ele possua.

Gerando valor para receber valor

Para conseguir atrair a atenção da audiência desejada, em meio às tantas opções que existem na web, um caminho da estratégia é importantíssimo: gerar valor. Antes de ofertar qualquer coisa, gere valor para seu público-alvo, mostre que você fez sua lição de casa e produza materiais que representem a realidade dessa audiência, que os ajude com problemas e necessidades que eles desejam solucionar.

Os materiais podem ser no formato de publicações em blogs, materiais divulgados em suas redes sociais, como: artigos, vídeos, infográficos, eBooks, webinars, entre tantos outros. O importante é você investir um tempo conhecendo bem o público que deseja alcançar, para selecionar o material e os assuntos mais adequados.

Dessa forma, você conseguirá atrair mais visitantes ao seu site, blog e redes sociais e, consequentemente, terá um maior número de leads (usuários que topam oferecer alguns dados como nome, e-mail e telefone, para receber algum tipo de material), que são potenciais clientes.

E o mais importante, é que além de ajudar no aumento de visitas e na conquista de leads mais qualificados, o Inbound Marketing ajuda a manter uma relação de engajamento com esses leads, possibilitando conduzi-los à clientes de uma forma mais eficiente e empoderada, já que você consegue obter mais informações de seus desejos e necessidades, poupando tempo do departamento comercial.

O caminho do Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem uma metodologia em uma sequência lógica que passa por 5 fases: atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Para ajudar você e sua agência de turismo com exemplos válidos, veja como desenvolver cada umas dessas fases:

1ª – Atração

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Para atrair maior público para o site da sua agência de viagens, você pode por exemplo, criar uma estratégia para a venda de um pacote para destinos gastronômicos. Porém, antes de partir para um anúncio mais direto, você pode optar por gerar valor para sua audiência. Uma das formas de fazer isso é preparar um eBook dando dicas de 5 destinos excelentes para amantes da gastronomia. Assim, você evita divulgar uma promoção para pessoas que não tenham interesse no assunto.

2ª – Conversão

A importância do Inbound Marketing no Turismo.

Para que o visitante obtenha esse eBook, ele terá de fazer o download, e a “moeda de troca” disso é que ele cadastre dados como: nome completo, e-mail e telefone. Dessa forma ele passa a ser considerado um lead (usuário mais qualificado) e você terá uma base de dados mais sólida, de usuários que realmente se interessaram pelo assunto viagem e gastronomia, por exemplo.

3ª – Relacionamento

A importância do Inbound Marketing no Turismo.

Tornando o visitante um lead, inicia-se uma fase mais aprofundada do relacionamento entre a sua empresa e seu potencial cliente. A partir disso, você deve nutrir esse lead com outros conteúdos ricos que demonstrem a capacidade de sua agência de atendê-lo da melhor forma e façam com que ele se interesse cada vez mais pelos serviços que disponibiliza.

4ª – Venda

A importância do Inbound Marketing no Turismo.

Um exemplo: você disponibilizou um eBook que apresenta destinos para amantes de gastronomia, o usuário converteu. Depois você disparou uma news sobre os melhores meses para viajar (considerando os destinos do eBook) e o usuário interagiu.

Então, você divulgou um vídeo, através de uma news, apresentando um roteiro para o Peru, focado nas experiências gastronômicas e o usuário clicou no e-mail.

 

Você pode assumir que o interesse dele é grande e pode entrar em contato com ele tendo todas essas informações de antemão, o que com certeza passará uma excelente imagem na negociação. Isso é muito mais eficaz do que ofertar produtos de forma mais generalizada.

5ª – Análise

Ao final, é importante analisar todos os dados quantitativos desse processo, tais como quantos visitantes teve o site, quantos desses converteram em leads, quanto desses leads se tornaram clientes, quais produtos foram mais vendidos, etc. Essa análise mostrará como foi o retorno do seu investimento na criação da estratégia com o eBook dos destinos gastronômicos e ainda irá possibilitar ajustes para novas estratégias ainda mais assertivas.

Que ações você pode implementar hoje mesmo?

Você já investe em estratégias de Inbound Marketing em sua agência de turismo? Se não, entenda com as dicas a seguir, como essa ferramenta de marketing pode ajudar você a alavancar as visitas em seu site, assim como o número de leads e consequentes vendas de seus produtos e serviços.

  • Conheça a fundo o perfil do seu cliente, criando personas (personagens com o perfil do cliente ideal da sua empresa), conhecendo assim, suas dificuldades, dúvidas e expectativas para suas próximas viagens. Você pode fazer isso num simples arquivo, e deixá-lo a mão para consultar sempre que for aplicar alguma estratégia. Vai disparar uma newsletter? Verifique antes se a linguagem está coerente com o perfil de público escolhido.
  • Mostre-se uma empresa interessada em conhecer os objetivos e desejos da sua audiência, ouvir é muito importante. Você pode fazer uma pesquisa de satisfação, pode pedir feedbacks para clientes, realizar posts em formato de quiz nas redes sociais, para saber o que seu público realmente está pensando, etc.
  • Divulgue o diferencial da sua empresa, aquilo que você sabe que é seu ponto forte. Um exemplo é deixar claro se sua agência tem alguma especialidade de viagens como pacotes de lua de mel, pacotes para viagens de aventura, etc. Não economize na hora de demonstrar sua experiência no assunto e tudo que já realizou. Depoimentos de clientes são muito bem vindos e o formato vídeo é o que mais tem funcionado para isso.
  • Use as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e outras, para divulgar seu conteúdo relevante, promoções e exclusividades.
  • Ganhe sua audiência com conteúdo bem qualificado, mostrando aos visitantes do seu site, os conhecimentos que sua empresa e colaboradores têm. Isso aumentará muito a credibilidade da sua marca, fazendo com que seus prospects confiem ainda mais nos seus produtos e serviços.
  • Nutra seus potenciais clientes com materiais exclusivos sobre diversos assuntos como por exemplo: o melhor de cada destino, destinos gastronômicos ou esportes radicais para se praticar em cada lugar, por meio de e-mails marketings, newsletters, eBooks e outros para mantê-los engajados.
  • Auxilie seus leads a encontrar as soluções de seus problemas por meio do seu conteúdo, os encaminhando sutilmente, para a jornada final do funil de vendas.

E, durante esse processo, se sentir a necessidade da ajuda de uma agência digital, nós da Dennova podemos te ajudar, disponibilizando uma equipe de especialistas em análise de mercado, redação, design, marketing e tecnologia para fazer com que cada uma das estratégias do Inbound Marketing funcionem da forma mais eficiente para seu negócio.

Estamos sempre preparando dicas sobre Marketing Digital, com o cuidado de selecionar práticas que possam ser iniciadas por você ou sua equipe, e que já gerem impacto positivo no seu negócio.

Até a próxima.

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