Meditação: obtenha benefícios para a sua saúde e para sua empresa através dessa prática.

Entenda como a meditação pode melhorar o seu bem estar físico e mental, com práticas constantes.

 

Você sabe o que a atividade de meditar faz em seu corpo e qual sua função? Conhece todos os benefícios que traz ao seu organismo? Pode-se dizer que a função da meditação é o autoconhecimento, porém, essa é só uma, dentre tantas.

Para quem ainda tem dúvida, a meditação é uma técnica para acalmar corpo e mente, unindo-os num período de concentração onde, direcionando a atenção para si mesmo e para o momento presente, você pode despertar habilidades adormecidas. É uma prática que, apesar de ter surgido no oriente, tem crescido muito no ocidente, trazendo cada vez mais adeptos à sua prática.

Mindfulness, o termo do momento

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O Mindfulness é uma das técnicas de meditação que traz a atenção e a concentração para o momento presente. A prática traz muitos benefícios através, por exemplo, de exercícios de respiração, buscando treinar sua atenção, através do foco no aspirar e expirar dos pulmões.

Tornando essa atividade uma prática constante, consegue-se colocar o foco da atenção na sua própria consciência, e a sua mente no controle dos pensamentos e emoções, tornando-a mais tranquila e produtiva.

É a atenção plena no que está se vivendo no momento, um estado mental onde você é capaz de entender de forma muito mais profunda suas sensações e emoções, tendo condições de agir de forma muito mais consciente, evitando situações impulsivas.

Esse tipo de habilidade torna-se um diferencial e tanto num tempo caótico como o que vivemos. Muitas vezes, as pessoas se dividem em vinte, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, crendo assim estar sendo produtivas. Porém, com mais foco e autoconhecimento, você terá ferramentas para ser mais eficaz em suas atividades, fazendo uma coisa por vez, porém com total atenção.

Um pouco de história

Entenda como a meditação pode melhorar o seu bem estar físico e mental, com práticas constantes.

 

Historicamente falando, a prática da meditação é uma tradição ancestral originada em diversas civilizações da Ásia. Regiões de países como Índia e Egito, e até a China, trouxeram essa atividade ao mundo, nos tornando mais conscientes do poder da nossa mente.

Apesar de surgir de tradições espirituais, hoje, após anos de estudos científico, a meditação tornou-se independente das práticas religiosas, e teve seus muitos benefícios físicos comprovados pela ciência.

Atualmente, essa é uma prática muito recomendada por médicos e terapeutas, contribuindo com muita eficácia em diversos tipos de tratamentos. E o tema tem sido muito presente em eventos corporativos, cursos e conteúdos sobre produtividade. Ultrapassou a esfera do bem-estar e se tornou uma das ferramentas para obtenção de melhores resultados profissionais.

Comece a praticar hoje mesmo, é um processo simples

Meditação: obtenha benefícios para a sua saúde e para sua empresa através dessa prática.

 

Praticar meditação não envolve grandes mistérios ou dificuldades. A prática pode ser realizada a qualquer hora, em qualquer lugar, durante qualquer período de tempo, mesmo que seja um minuto. O ideal é encontrar uma hora e local de tranquilidade onde você possa praticar sem interrupções. Porém, isso só é necessário no início, com a constância da atividade, é possível meditar até mesmo em meio à uma sala barulhenta.

Não existe uma posição correta, podendo ser em pé, sentado ou deitado, apenas verificando a mais confortável para você. Em geral, as pessoas meditam sentadas, com a coluna reta, olhos fechados e braços relaxados sobre as pernas. Com técnicas de respiração, concentre-se na sua respiração, sentindo o ar entrar pelas suas narinas, encher seu pulmão e o sair pela sua boca. Esse processo deve ser repetido durante o período escolhido.

Mantenha sua atenção no momento presente, tente se concentrar em cada reação que a respiração causa no seu corpo: movimentos, sons, temperatura – parece pouco, mas quando nos concentramos, muitos novos detalhes se revelam.

Importante: não caia no mito de que sua mente deve estar vazia e não se desestimule, caso seja acometido por um turbilhão de pensamentos. A meta não é não pensar e sim perceber o presente. Não tente bloquear seus pensamentos, apenas deixe-os passar, como se estivessem desfilando a sua frente. Aos poucos você vai serenando a mente, aprofundando na concentração, mantendo-se nessa sintonia pelo tempo que achar necessário.

A meditação não necessita de um longo tempo, como dito, você pode começar com 1 minuto por dia e ir aumentando com a prática conforme achar necessário. Para retornar, respire profundamente algumas vezes, até sair do estado de meditação profunda.

Sabemos que, muitas vezes, a rotina nos engole e novas práticas não são iniciadas por falta de tempo. Mas pense nessa prática como uma economia, um investimento que você está fazendo, em sua saúde e até na sua carreira. Um minuto por dia é um tempo super razoável, que trará benefícios incríveis.

E claro, a tecnologia até nesse processo contribui. Existem excelentes aplicativos que ajudam na prática, com dicas, sons, mantras e até mesmo meditações guiadas para te motivar. Indicamos dois deles, muito fáceis de usar, e com conteúdos muito interessantes:

O que você ganhará com a meditação

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Se você ainda não se convenceu a começar a meditar hoje mesmo, listamos mais alguns benefícios que a meditação constante pode trazer à sua mente:

– Foco e atenção: desenvolve a atenção e o foco, habilidades imprescindíveis para o dia a dia, principalmente para o trabalho. Na era digital, onde tudo é muito rápido e flexível, manter a atenção nas atividades corporativas pode parecer difícil, e a regularidade da prática meditativa, ajuda a desenvolver esse foco.

– Produtividade e criatividade: manter a atenção e a concentração nas atividades, torna o indivíduo mais produtivo e criativo. Desenvolver essas habilidades, aumenta a capacidade de trabalho criativo, sem grande exaustão. Um investimento menor de energia com um resultado mais eficaz.

– Combate a depressão: estudos dizem que a endorfina e a serotonina são liberadas com a prática da meditação, substâncias que transmitem a sensação de prazer no organismo. No momento dessa atividade, a sensação é de relaxamento e tranquilidade, o que torna a mente mais calma. Essa constante prática, aumenta essa sensação para os outros momentos da vida, combatendo o estresse, a ansiedade e consequentemente, a depressão.

– Diminui insônia: por deixar o corpo mais calmo, facilita o processo de relaxamento do corpo na hora de dormir, melhorando a qualidade do sono.

Benefícios físicos

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– Abaixa a pressão do sangue: o aumento da calma e tranquilidade, tanto da mente como do corpo, traz uma baixa da pressão sanguínea, melhorando seu estado corporal.

– Diminui tensões e dores: diminui a tensão dos nervos e músculos, e consequentemente, dores de cabeça, musculares ou articulares.

– Sistema imunológico melhorado: essa prática melhora o sistema imunológico do organismo, sistema que consiste na defesa do corpo, contra ataques externos como, substâncias nocivas à saúde.

Viu só? Uma prática simples, que não exige muito esforço, nem investimento financeiro, pode ser uma grande aliada da sua saúde e, como consequência, trazer ótimos benefícios à sua performance profissional.

E claro, melhorando sua performance, você ficará mais satisfeito, mais alegre e com isso, acabará contaminando todos ao redor com essas boas sensações. Falamos muito de processos, metodologias, sistemas, que podem melhorar o dia a dia do seu negócio, mas dificilmente um desses itens está tão perto de você e é tão fácil de ser implementado, portanto, não perca tempo!

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