5 técnicas de Inbound Marketing que toda empresa deve usar.

Você vai ficar impressionado com o potencial que essas técnicas oferecem para mais visitantes ao seu site ou blog.

Você já sabia que o Inbound Marketing é exatamente o contrário do Outbound Marketing, certo? (Se quiser relembrar, clique neste post)

Mas, para refrescar sua memória sobre esses conceitos tão citados no Marketing Digital, podemos resumir da seguinte forma: O Inbound Marketing estimula o relacionamento espontâneo entre o cliente e sua empresa. Ele deve chegar até você.

Já o Outbound Marketing, é composto de técnicas mais ativas, onde, de forma genérica, a empresa é que deve entrar em contato com o cliente. As estratégias mais comuns neste caso são: telemarketing ativo, mala-direta, flyers, campanhas televisivas, etc.

O Inbound Marketing está se mostrando cada vez mais eficiente, inclusive, por demandar um investimento inicial menor que em outros tipos de estratégia. Empresas de diversos segmentos, e principalmente empresas que possuem algum e-commerce, estão aplicando e se beneficiando de suas técnicas. E você, claro, não quer ficar de fora.

Pensando nisso, listamos 5 técnicas de Inbound Marketing que você deve investir para começar a captar mais leads (visitantes) e, consequentemente, aumentar suas vendas.

 

Você vai ficar impressionado com o potencial que essas técnicas oferecem para mais visitantes ao seu site ou blog.

  • Crie um blog

Muita gente ainda não entende o potencial que um Blog tem para ajudar a gerar negócios pela Internet. Mas é um canal que deve ser criado pela sua empresa, muitas vezes até antes mesmo do site, para ajudar a atrair leads e potenciais clientes e, a partir disso, também educá-los sobre o segmento que você atua.

O Blog é uma forma da sua empresa ser encontrada no Google gratuitamente, além de ser uma forma de gerar credibilidade à sua marca. Seu cliente, visitando seu Blog, verá que você é uma autoridade em seu segmento.

E, outra coisa importante, é que no Blog você consegue trabalhar mais palavras-chave do que no site. Muita vezes, no site, você precisa preparar um texto mais focado na empresa e no produto, e não se estender. Já no Blog, você consegue incluir conteúdos mais variados e mais extensos, trabalhando assim com mais termos que podem ajudar um cliente a encontrar sua empresa no Google.

Escrevendo para seu Blog, você estará sempre em contato com os assuntos ligados ao seu negócio, e pensando estrategicamente em como irá abordá-los, demonstrando técnica e experiência com seu produto ou serviço. E, como acaba sendo um processo mais dinâmico, atente-se à periodicidade das suas postagens, mantendo-o sempre atualizado, com dicas, boas imagens (clique aqui para visualizar dicas de como selecionar as melhores imagens) e, se possível, até vídeos.

Pense nas pautas que você pode abordar no Blog, converse com seus clientes atuais e pergunte sobre o que eles gostariam de ler em relação ao seu segmento, ou o que eles querem saber mais.

Isso nos leva à próxima técnica. Para criar conteúdos interessantes, é preciso primeiro saber com quem se está falando, como é o seu cliente, como ele se comporta, o que ele gosta… O próximo tópico vai te explicar melhor.

  • Defina personas

Você vai ficar impressionado com o potencial que essas técnicas oferecem para mais visitantes ao seu site ou blog.

Toda empresa tem um público-alvo que se identifica com seu tipo de negócio. Porém, algumas empresas têm produtos e serviços variados, que acabam atendendo diversos perfis de consumidores.

Sendo assim, estratégias de Marketing Digital são planejadas após a definição das Personas de cada negócio. Cada persona é a representação do cliente ideal para a sua empresa (ou tipo de produto ou serviço), e é muito importante reservar um tempo para definir suas características físicas, demográficas, comportamentais, que tipo de conteúdo ela consome, entre outras coisas. Quanto mais informações, melhor. Assim, ao produzir seu conteúdo, você terá condição de avaliar se ele é pertinente a expectativa dela.

Descubra a persona, de forma fictícia, respondendo perguntas como:

– qual seu nome e idade?

– qual o sexo?

– qual seu nível de escolaridade?

– ele(a) trabalha? qual ramo de atividade?

– qual cargo ocupa?

– como ele(a) se comunica com sua empresa?

– quais são seus desafios?

– quais são seus gostos?

– quais são seus objetivos?

Essas são perguntas básicas, mas você pode se aprofundar, tentando entender ainda mais detalhes, como: onde mora, o que gosta de comer, assistir ou jogar. O importante é levantar os dados que se relacionem com seu produto ou serviço.

Com essas questões respondidas, você saberá exatamente como se comunicar, qual tom utilizar nos conteúdos que desenvolver para o Blog ou qualquer outra mídia. Isso é importantíssimo, mas para seu conteúdo performar ainda melhor nos sites de busca, as palavras-chave são fundamentais. O que nos leva ao próximo tópico.

  • Descubra boas palavras-chaves

Você vai ficar impressionado com o potencial que essas técnicas oferecem para mais visitantes ao seu site ou blog.

As técnicas de SEO são indispensáveis aliadas no Inbound Marketing, principalmente na produção de conteúdos para Blogs. Você deve descobrir quais termos relativos ao seu negócio geram mais procura em sites de busca e usá-los a seu favor.

Para descobrir essas palavras-chaves, temos diversas opções. Uma delas é a própria pesquisa no Google, onde, ao final da página, aparecem palavras e termos relacionados à busca feita realizada. Imagine como seu cliente buscaria seu serviço no Google e analise as sugestões relacionadas. Elas podem gerar insights valiosos.
Sem título

Você pode ainda usar o Google Trends ou o Planejador de Palavras-Chaves do Google AdWords, ambas ferramentas que ajudam a encontrar termos e palavras que estão sendo mais buscadas. O Google deve ser um poderoso aliado para sua produção de conteúdo. Suas ferramentas sempre te dão dicas do que seu público deseja saber e têm buscado.

Essas são só algumas ferramentas, mas existem muitas outras no mercado, gratuitas ou pagas, e que também ajudam na busca pelos melhores termos e palavras-chaves para o seu negócio.

  • Crie um e-book gratuito

Você vai ficar impressionado com o potencial que essas técnicas oferecem para mais visitantes ao seu site ou blog.


Com o tempo, seu Blog ganhará visitantes recorrentes, pois você já terá a confiança deles e já será autoridade no assunto. Assim, você deve aproveitar essa conquista e pensar em novas formas de oferecer conteúdos informativos a sua audiência.

Materiais muito utilizados e que geram boas interações são: e-books, infográficos, webinars, guias, vídeos e outros, todos devem ser gratuitos. A ideia é você gerar valor para sua audiência.

Indicamos que você comece por um um e-book (por ser um material mais fácil de produzir, do que um webinar, por exemplo). Ele será sua moeda de troca com seus visitantes. Você oferece o material para download, com um conteúdo exclusivo e aprofundado sobre assuntos importantes relativos ao seu negócio, e o visitante do seu Blog, preenche um cadastro com informações mínimas como nome completo, e-mail ou telefone, convertendo-se em lead, ou seja, um potencial cliente.

O intuito desse e-book é oferecer um conteúdo mais aprofundado, específico. Podem ser dicas não divulgadas anteriormente em seu site ou blog, que farão toda a diferença na hora do seu lead decidir pela compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Para desenvolver um e-book é necessário pensar e listar as ideias de assuntos, reunir as informações, definir como ele será feito, como será seu design para que tenha a mesma identidade visual da sua empresa, escrevê-lo, revisá-lo, pensar na forma como irá lançá-lo, se será enviado por e-mail ou disponibilizado numa landing page para download, selecionar  uma data de lançamento, e disponibilizá-lo aos seus visitantes e seguidores. É importante também fazer a divulgação desse material em seu Blog e redes sociais.

  • E-mail marketing com conteúdo de interesse

Você vai ficar impressionado com o potencial que essas técnicas oferecem para mais visitantes ao seu site ou blog.


Quando você tiver uma lista de leads cadastrados, poderá partir para o envio de e-mails marketing com conteúdos novos e exclusivos a esses leads.

Essa é uma estratégia muito usada em Marketing Digital, e serve para divulgar novidades ou informações extras. Geralmente, esses e-mails são para divulgar algum conteúdo novo publicado no Blog, ou alguma novidade sobre a atualização dos seus produtos ou serviços, promoções, relacionamento com o cliente, entre outros temas.

O conteúdo enviado nos e-mails marketing também deve ser estrategicamente elaborado; precisam ser pessoais, se dirigindo à pessoa pelo nome; com título instigante, que induza seu lead a abrir seu e-mail; e que conter informações claras e objetivas.

Para o envio desses e-mails marketing, existem muitas ferramentas que otimizam seu tempo e esforço. Na Dennova, utilizamos (e recomendamos!) o RD Station, ferramenta de automação de marketing da Resultados Digitais que entre outras ações, envia esses e-mails e mapeia os resultados com facilidade.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e ajudem a alavancar seus negócios. Se alguma dúvida surgir durante o processo, ficaremos felizes em ajudar.

 

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