Como gerar mais tráfego, de forma gratuita, com o Twitter?

Apresentamos neste post, 7 dicas de como você pode gerar, gratuitamente, mais tráfego para seu site, blog ou e-commerce, usando o Twitter. *Spoiler alert: você ainda encontrará dicas bônus imperdíveis.

Você sabia que o Twitter tem mais de 320 milhões de usuários no mundo? Segundo uma pesquisa divulgada no início de 2017 pelo próprio Twitter, o número de usuários no Brasil teve um aumento de 18%, percentual que é maior que a média mundial, que foi de 13%. Essa é uma taxa muito significativa para nós brasileiros, você precisa saber como extrair resultados disso para o seu negócio.

Mesmo tendo passado por um período de baixa, o Twitter se manteve forte frente a tantas novas redes sociais, e vem crescendo novamente, principalmente na interação de usuários com empresas.

Esse crescimento deve te fazer refletir sobre a necessidade de sua empresa estar presente nessa rede, com objetivo de engajar seguidores e gerar mais tráfego para seu site, blog ou e-commerce.

Por ser uma rede social mais objetiva, que limita caracteres, gerando a necessidade de frases mais diretas e curtas, pode se tornar uma excelente fonte de tráfego, sem que haja necessidade de um investimento tão alto em conteúdo, como na produção de artigos para blogs, e-books, webinars, etc. É claro que isso não significa que o conteúdo não deve ser muito bem planejado e executado, mas é um conteúdo mais sucinto e dinâmico, o que pode ser um facilitador.

E, caso você considere essa rede como um canal da sua empresa, vamos listar 7 dicas para você usá-la da melhor forma possível. Vamos lá.

1. Seja engajado

Blog Dennova | Como gerar mais tráfego com o twitter?

Os seguidores são o valor do Twitter e consegui-los é muito importante. Porém, melhor que isso, é adquirir seguidores que realmente estejam dentro do perfil do seu público-alvo. Uma forma de assegurar isso:  mantenha-se engajado com sua audiência. Quando você mantém um relacionamento, está propenso a ganhar confiança e respeito dos seus seguidores, facilitando o engajamento deles com a sua empresa, marca, produto ou serviço. E, como efeito colateral, as pessoas que perceberem que seu produto ou serviço não é para elas, naturalmente, deixarão de segui-lo.

Ou seja, o engajamento aumentará a performance do seu relacionamento com seu público-alvo e ainda evitará que sua equipe invista esforços num público que não está interessado no seu produto ou serviço.

2. Crie chamadas que despertem atenção

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A chamada do tweet é como se fosse o título do seu post no blog, por exemplo. E, assim como você investe tempo pensando nesse título, invista também para criar na rede social.

Lembrando que no Twitter o número de caracteres é limitado a 160, pense em uma chamada criativa e instigante, que induza a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas cliquem no tweet, querendo saber mais sobre o assunto.

Uma forma eficaz de fazer isso é ter em mente qual problema o seu produto ou serviço pode resolver. Sabendo claramente qual é esse problema, você cria empatia com sua audiência. Citamos como exemplo a Uber Brasil.

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O principal problema que a empresa se dispõe a resolver: transporte. Num evento das proporções do Rock in Rio, a demanda é enorme, logo, uma grande oportunidade. Veja a chamada: Vai para o Rock in Rio? Confira algumas dicas para aproveitar os dias do festival.

Com certeza, dentre as dicas, eles citaram orientações sobre o transporte no local. Mas o mais importante é a simplicidade da chamada: Vai para o Rock in Rio? Isso gera conexão instantânea com a audiência.

3. Use palavras de ação

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Verbos no imperativo induzem a mente das pessoas, pois são palavras de ação. Nesse sentido, faça uso desses termos para obter o call to action necessário, utilizando palavras como saiba, conheça, entenda, clique.

4. Abuse de boas imagens

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A velha reflexão: “uma imagem vale mais que mil palavras”, não sai de moda. Não apenas no Twitter, mas no Marketing Digital como um todo. Conteúdo não é só texto, por isso use imagens condizentes com o tom da escrita do seu material e que chamem atenção do usuário.

Entenda o perfil do seu público e sempre reflita se a imagem que está selecionando representa as expectativas e comportamentos desse público. Novamente, gerar empatia é muito importante e eficaz.

5. Use hashtags

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Use… mas não abuse! Está comprovado que a hashtag é uma importante ferramenta para atrair mais seguidores e curtidas. Porém, seus caracteres fazem parte da contagem do limite, então duas ou três são suficientes para que você seja encontrado, sem abdicar de muito espaço da sua chamada.

6. Faça menções e retweets

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O retweet existe exatamente para que você possa compartilhar outros conteúdos na página da sua empresa. Claro, assuntos que sejam condizentes com a sua marca, produto ou serviço.

E, ao retweetar, mencione a pessoa ou empresa que publicou o post. Essa é uma forma de reconhecimento e de engajamento com o tipo de conteúdo que sua própria empresa produz.

7. Seja ativo, mas com moderação

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Objetivo e dinâmico, o Twitter demanda uma proatividade maior que outras redes sociais. Essa agilidade surge a partir do limite de caracteres, fazendo com que a timeline role mais rápido na leitura, exibindo muito mais informações distintas.

Por isso, faça posts várias vezes por dia, porém sem dar overloaded na timeline dos seus seguidores, para que nem você, nem seus tweets, percam relevância.

Dicas bônus

Separamos mais alguns itens para você aproveitar ainda mais as oportunidades que podem ser geradas com o Twitter.

Mesmo sem tweetar você ainda tem chances de conseguir um bom tráfego através do twitter.

Como?

  • Implemente no seu site ou blog botões de compartilhamento do Twitter. Seus usuários poderão compartilhar os conteúdos que gostarem na rede social, divulgando assim seu perfil e conteúdo.
  • Utilize plugins de SEO em seu site ou blog, que auxiliem na criação de headlines interessantes, dentro do limite de caracteres. Assim, você poderá se certificar que quando algum usuário compartilhar seu conteúdo no Twitter, a chamada será interessante.

Agora você não tem desculpa para não utilizar o Twitter e obter benefícios, aumentando seu engajamento com sua audiência e aumentando o tráfego do seu site, blog ou e-commerce.

E, se durante esse processo, surgirem mais dúvidas, conte com a gente para te ajudar, será um prazer!

 

*Todas as imagens utilizadas neste post foram projetadas pelo Freepik

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