Call to action: o que é?

Em língua portuguesa quando se usa uma palavra de ordem, significa que o verbo está no modo imperativo e também pode demonstrar um pedido ou uma sugestão ao leitor: Leia com atenção”, “Atravesse com cuidado”, “Organizem-se rapidamente”, são alguns exemplos.

No marketing digital, o Call to Action tem esse significado: levar o usuário à ação sugerida. A tradução livre do termo é ‘Chamada para a Ação’ e propõe que o leitor do site, landing page ou blog, clique naquele espaço determinado para ser direcionado a outra página.

O botão Call to Action melhora a navegação para o usuário, porque o mostra o caminho para as próximas etapas, e reafirma como ele deve percorrer o trajeto dentro do site.

Importância do Call to Action no marketing digital

Não é só o e-commerce que utiliza o recurso do Call to Action para efetivar uma compra. O botão tem variadas formas e pode gerar maior conversão de blogs e sites. Ele pode linkar para determinada página a fim de melhorar a navegação, ou então para formulários de inscrição. E até levar para outros sites que complemente a informação que está sendo passada, como vídeos do YouTube, por exemplo.

Implementar o Call to Action em um site aumenta a geração de Leads, pois leva o usuário comum ao ponto em que deseja, com isso ele fornece seus dados e a partir daí, pode ter acesso a conteúdos específicos, fazer download de algum material, etc.

Em lojas virtuais o Call to Action também é empregado em produtos relacionados ao que está sendo comprado. Por exemplo, quando está na página de camisas, muitos e-commerces exibem produtos complementares, como jeans, blazers, etc. A forma mais prática de chegar à página desses itens, é clicando nos produtos sugeridos que, automaticamente o usuário é direcionado a eles. Essa função é secundária, mas que ajuda bastante na usabilidade.

Blog Dennova | O que é Call to Action?

Chamar a atenção do usuário

O Call to Action precisa estar em destaque na página para que o usuário encontre rapidamente e o leve à próxima ação. Por isso, o design do botão é importante para ser o foco.

Cores vibrantes cumprem essa função, destacamos alguma delas:

Vermelho: Sua tonalidade chama muito a atenção e é empregada em casos de avisos e mesmo em objetos de segurança, como hidrantes e extintores. O site extra.com.br utiliza essa cor para estimular os usuários. Em outros sites, o vermelho é usado para botões que oferecem desconto.

Amarelo: Foi comprovado, cientificamente, que o olho humano identifica a cor amarela de imediato, por isso é utilizada na produção de placas de trânsito, por exemplo. Um bom exemplo de site que usa essa cor é o rdstation.com.br

Laranja: Misto das duas cores anteriores e não chama tanta atenção quanto elas, mas pode ser uma cor chamativa dentro do layout da página. O site livrariacultura.com.br tem fundo azul, mas o carrinho de compras, em laranja, destaca o botão.

Verde: Estudos mostraram que o olho humano processa melhor a cor verde, justamente por que está associada a dinheiro (o dólar é dessa cor), fortuna e riqueza. O verde é utilizado no site similestore.com – um marketplace que reúne empresas de vestuário de diversas partes do mundo.

 

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