O que aprendemos aplicando estratégias de Inbound Marketing

Marketing é muito afetado pela síndrome de Cristóvão Colombo. Colombo saiu da Europa sem saber para onde ia e voltou sem saber onde esteve. Exatamente como as empresas, que acertam ou erram sem saber por quê.

Para que essa afirmação de Alberto Cerqueira, presidente da Copernicus Marketing no Brasil, não tomasse conta de nós, foi necessário uma pausa nas estratégias de marketing digital da Dennova. Pausamos, para realizar uma reformulação em nossas ações e serviços, visando melhorar a performance de nossos processos e a qualidade dos nossos produtos.

Com esse aprimoramento feito, agora é hora de retomar nossas publicações, tanto aqui no Blog, como em nossas redes sociais, para trazer à você o melhor conteúdo; para demonstrar como a evolução dos nossos serviços poderá ajudá-lo a: atrair mais visitantes, consequentes leads e bons resultados em vendas; e, principalmente, para dividir o que aprendemos durante esse momento desafiador.

Dificuldades enfrentadas

Durante quase dez anos o foco da Dennova estava na produção de sites, sistemas e aplicativos personalizados, que atuavam na necessidade específica de cada cliente. Antes de cada início de projeto, uma análise criteriosa sempre foi realizada, para garantir que o site ou sistema em questão atendesse as necessidades de nossos clientes da melhor forma possível.

E, ao longo do tempo, percebemos que a atualização ou criação de um novo site, app ou sistema é também uma poderosa estratégia de marketing. A forma como ele é pensado e desenvolvido sempre visa, de alguma forma ou outra, agilizar processos da empresa, divulgar produtos e serviços, se relacionar de forma mais próxima com possíveis clientes, ser um canal de reconhecimento da credibilidade da empresa, etc.

Considerando isso, sentimos a necessidade de adicionar outros tipos de serviços relacionados, que pudessem complementar a estratégia do desenvolvimento de um site, ajudando nossos clientes a obterem melhores resultados no ambiente digital.

Contando com nossa equipe, que já era fera nas áreas de tecnologia, design, UX, marketing e publicidade, começamos a atuar, conscientes de que desafios novos viriam nos recepcionar.

E, com a chegada desses preciosos desafios, acabamos por deixar, por um momento, de seguir as estratégias de marketing da própria Dennova, para atender com qualidade os nossos clientes.

Percebemos que para conseguir realizar nossa própria estratégia e manter a qualidade dos serviços prestados, seria necessário inovar em nossa gestão. Considerando também a sustentabilidade de uma agência, que como todos os setores, luta para enfrentar as variações econômico-financeiras com eficácia e criatividade.

Seguindo um caminho que, inclusive, vai contra muito do que nós mesmos orientamos sobre marketing, optamos por fazer uma pausa para entender o que precisava ser melhorado, onde seria necessário investir, o que podia ser aprendido. Ou seja, entender onde estávamos, para sabermos onde chegar. Um pequeno passo para trás, para prosseguir com mais firmeza e segurança, lá na frente.

O que foi necessário para aprimorar?

Para enfrentar e superar esses novos desafios, o primeiro passo foi realizar uma abrangente consultoria estratégica, visando ampliar nossos horizontes, e entender o que muitas vezes não se percebe de dentro.

Essa foi uma decisão valiosa, que recomendamos à todos. Contratar consultores, coaches ou qualquer outro tipo de profissional focado em performance, gera resultados surpreendentes. Um especialista consegue olhar a situação de fora, sem se envolver com as variações do cotidiano, conseguindo mapear de forma minuciosa os pontos críticos que precisam receber atenção.

Mas não pense que você depende de uma consultoria ou ação externa para otimizar a performance da sua empresa. O maior objetivo desse texto é compartilhar com você nossos desafios e dividir todo o aprendizado adquirido nesse período.

Com isso, destacamos 4 pontos estratégicos que precisam estar claros para você e sua equipe antes de iniciar uma estratégia de marketing. Eles evitarão que sua estratégia perca a força e acabe não vingando. E você pode começar já a pensar em cada um deles.

  • Planejamento estratégico e definição dos valores da empresa

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Um estudo diz que 47% das empresas brasileiras de pequeno e médio porte, não possuem um planejamento estratégico para suas marcas. Ou seja, na ânsia por divulgar seus produtos e serviços, escolhem qualquer meio de comunicação, sem uma prévia análise do mercado em que está inserido, dos seus concorrentes e sem conhecer seu público a fundo. E para agravar, tudo é feito sem um cronograma definindo a periodicidade das ações e sem uma análise dos resultados obtidos.

E ainda há uma questão mais crítica. Para se montar qualquer planejamento ou estratégia, é preciso saber onde é desejado chegar e como. O ‘como’, é balizado justamente pelos valores da empresa.

Mais do que bonitas palavras para descrever sua empresa, os valores devem imperar em cada pequena atitude diária. Na relação com a equipe, na relação com clientes, com fornecedores e também na definição do conteúdo de um anúncio de marketing, por exemplo. Se um dos valores da sua empresa é qualidade, o anúncio tem que condizer com isso. Você precisa caprichar na redação do texto, na escolha da imagem, na oferta oferecida, na forma que receberá o cliente que interagir com a oferta, e por aí vai.

Os valores irão influenciar diretamente a cultura da empresa, são o motivo pelo qual ela existe, são as suas aspirações e projeções. Para encontrar a resposta para isso, é necessário fazer algumas perguntas: “Quem é minha empresa?”, “Onde queremos chegar?”, “Como chegaremos onde queremos?”, “O que nos move?”. E é fundamental ser muito sincero aos responder essas questões, fará toda a diferença. Essa sinceridade permitirá que os valores sejam cumpridos de forma espontânea. Se eles forem escolhidos baseados em idealizações, não terão a cara do seu negócio.

  • Análise do seu negócio

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A própria Internet, com sua abundância de informações, pode ajudar você a analisar como está o mercado em que sua empresa está inserida. Com essa análise, será mais fácil observar os concorrentes, atentar-se às novidades e oportunidades e se adaptar às estruturas desse ambiente.

Uma forma de conseguir essas informações é por meio da análise SWOT, termo em inglês que significa analisar as Forças (Strengths), as Fraquezas (Weakness), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats), do seu mercado. É um diagnóstico completo do seu negócio para que você consiga enfrentar com destreza os pontos fracos, e aumentar os pontos fortes.

Com essa análise feita, você terá mais segurança para tomar decisões, entenderá a posição da sua empresa em relação aos concorrentes, terá um conhecimento profundo do seu mercado e terá mais alternativas para realizar ações internas e externas.

  • Análise da concorrência 
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Para conquistar um lugar privilegiado no mercado no qual sua empresa atua, é necessário fazer constante análise dos seus concorrentes. Conhecê-los e entender como eles estão agindo, ajudará você a reagir de maneira coerente.

Com essa análise, você também conhecerá as forças e fraquezas dos concorrentes, para que possa realizar atualizações em suas ações de marketing, aprimoramento dos seus produtos/serviços, melhorias no atendimento ao cliente, entre outros.

Conhecendo a concorrência e melhorando sua performance de forma consciente, você estará oferecendo ao seu possível cliente, o poder de escolha do que for melhor para ele, baseando-se em dados sólidos. Você se sentirá mais seguro na negociação, pois sabe que corrigiu um ponto que o mercado ainda deixa a desejar, por exemplo.

A análise trará mais conhecimento para estruturar as demandas da sua empresa e será uma aliada poderosa nas suas ações de marketing.

  • Posicionamento digital

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É de grande importância conhecer a posição que sua empresa ocupa no mercado. Isso irá te mostrar em que condições está sua marca, seu produto ou serviço, para o seu público-alvo.

Após reconhecer a situação atual você terá condições de gerar estratégias consistentes e bem planejadas para alavancar a imagem da sua empresa e chegar no reconhecimento desejado.

Para que suas estratégias de posicionamento funcionem, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • a oferta de algum tipo de benefício além do próprio produto ou serviços (gerar valor para receber);
  • deixar claro ao seu prospect como ele receberá o retorno do investimento realizado com seu produto ou serviço;
  • apresentar com muita clareza os benefícios do seu produto ou serviço (a maioria dos segmentos, atualmente, trabalham com demonstrações em vídeos, depoimentos de clientes, amostras grátis, etc);
  • se preocupar com a característica mais espontânea do seu negócio, a que o torna diferente de qualquer outro concorrente, e comunicar isso a sua audiência.

Isso é um pedacinho valioso de tudo que aprendemos e aplicamos nos últimos meses. Estávamos ansiosos para retomar nossa comunicação e dividir tudo isso com vocês. Nosso maior objetivo e compromisso é melhorar internamente (sempre), para que essa melhora seja sempre refletida em nossos serviços e produtos.

Fique de olho, que muito conteúdo bacana virá nos próximos meses. E, se tiver alguma dúvida, sugestão, bronca… estamos de portas abertas.
Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o assunto e discutirmos as necessidades do seu negócio.

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