O Guia Prático do E-mail Marketing da Dennova

Muitas pessoas ainda perguntam se campanha baseada no envio de e-mail marketing ainda funciona. Claro que sim! Mas é preciso fazer um planejamento cuidadoso antes de fazer o disparo. É um longo caminho a ser percorrido – e verificado com atenção – para que não seja enviado material com erros.

Com um bom planejamento que contemple todos os pontos que envolvem a produção, mailing de contatos, adequação e envio, precisam ser revistos cuidadosamente e várias vezes por mais de uma pessoa. Qualquer desatenção poderá gerar prejuízos diversos, como comprometer a imagem da empresa, afastar possíveis clientes e causar perdas financeiras.

A Dennova desenvolveu o e-book “O Guia Prático do E-mail Marketing” que traz informações preciosas para empresas que desejam realizar campanhas de e-mail marketing com sucesso. Com linguagem simplificada e conteúdo bastante didático, o e-book traz ótimas dicas para obter o melhor rendimento dos envios. Para fazer o download gratuitamente, clique aqui.

A seguir, resumo de tópicos importantes extraídos do e-book O Guia Prático do E-mail Marketing, produzido pela Dennova que facilitam o cuidado no desenvolvimento e envio do e-mail marketing:

Mailing de contatos válidos

É a relação com os endereços de e-mails dos destinatários. A qualidade do mailing é importante para garantir que a pessoa receba e abra a mensagem. Entenda-se por qualidade, e-mail adquiridos com permissão da pessoa, pois demonstra que o dono do endereço está disposto a receber comunicação da empresa.

Não é difícil encontrar mailings pirateados à venda. Essa prática é crime previsto no Código Penal (art. 187). Além do caráter criminoso, comprar base de e-mails não é garantia que todos os endereços são válidos. É comum encontrar muitos endereços desatualizados porque a pessoa mudou de emprego ou criou novo e-mail. Erros de digitação também impedem o recebimento, seja no nome do usuário ou no domínio (ex.: gmial no lugar de gmail; falta da terminação .br; etc).

O envio de e-mails com erros frequentes faz acender um alerta nos provedores. Seus sistemas vão identificar que estão partindo de uma mesma conta e vão acionar os mecanismos antispam. É provável que o destinatário nem chegue a receber a mensagem. Além disso, o IP (Internet Protocol identidade de cada computador) de quem envia será incluído na black list (ou lista negra) de mau usuário e comprometerá futuros envios de mensagens.

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Tipos de e-mail marketing

Existem diferentes tipos de e-mail marketing: o institucional, o promocional, a newsletter, a transacional, etc. O planejamento da campanha deve considerar a finalidade e determinar a que tipo de público ela será direcionada, importantes para o e-mail marketing ter design coerente com os objetivos.

E-mail marketing institucional
: Para divulgação de mensagens sem caráter de venda. Exemplos: datas comemorativas que tenham relação ou não com a atividade da empresa (aniversário do cliente, Natal, Dia das Mães, etc).

E-mail marketing promocional: Ajuda a divulgar descontos, ofertas de brindes, cursos e/ou palestras gratuitas, etc. Bastante utilizado em lojas virtuais para desovar estoques.

E-mail marketing newsletter: Material que tem conteúdo informativo sobre a empresa, o mercado em que ela atua ou novidades do setor. Ótima ferramenta para ampliar a base de usuários e gerar conversões, pois contém dados relevantes que a maioria aceita receber.

E-mail marketing transacional: Aquele modelo de e-mail marketing enviado quando a pessoa precisa resgatar uma senha esquecida, por exemplo. Confirmação de pedidos em compras online também se enquadra como um e-mail marketing transacional.

Prioridades na produção do e-mail marketing

E-mail marketing com template que privilegie só imagens acaba retido na maioria dos provedores, pois entendem que são spans. A recomendação é que o conteúdo tenha 80% texto e 20% imagem e, preferencialmente transformada em HTML, pois o algoritmo dos provedores realizam a leitura do material e consideram todo o conteúdo como texto e com informações relevantes.

Isso não significa que o e-mail marketing com textos muito longos sejam mais bem aceitos. Para os provedores talvez, mas não para as pessoas que não têm muito tempo para ler. Nesses casos, o bom senso indica que o melhor é fazer um resumo do texto principal e inserir um botão (call to action) que direcione ao conteúdo completo. Esse recurso funciona bem em casos de e-book (como no da Dennova), inscrição para cursos ou material de palestra disponível para download.

Linguagem apropriada

Nada substitui uma boa conversa. Em e-mail marketing o princípio é o mesmo. Utilizar uma linguagem formal que seja difícil de entender, leva as pessoas a rejeitarem ao ler o primeiro parágrafo. Por isso, o tom deve ser simples e fluir naturalmente, mas objetiva o suficiente para que todos possam compreender. Pense também no público que irá receber o e-mail marketing. Trace um perfil geral (criação de Persona) e utilize a linguagem apropriada a ele.

Assunto do e-mail: À primeira vista pode parecer algo sem importância, o que leva muitas campanhas de e-mails marketing ao fracasso. O assunto do e-mail é o primeiro item que os usuários veem ao abrir a caixa de entrada. Se não for interessante, a mensagem nem será clicada. Existem até determinadas palavras que os provedores já classificam como spam (ex.: imperdível, ofertas, nomes de remédios, principalmente os de cunho sexual, etc).

Horário

Não existe o “melhor horário” para envio de e-mail marketing. Isso irá depender da atividade da empresa ou do produto que está sendo oferecido. O importante é analisar o procedimento dos Leads após cada envio para encontrar o horário ideal. Depois, crie um calendário com as melhores datas e horários para os envios e assim, conseguir tirar melhor proveito.

E-mail marketing e design responsivo

A maioria das pessoas têm seu e-mail integrado ao aparelho móvel. Afinal, segundo pesquisas, mais de 80% das pessoas utilizam smartphones ou tablets para verem seus e-mails. A campanha de e-mail marketing deve prever essa forma de recebimento. Se uma mensagem aparecer com problemas, nem será lida.

Relatórios

Após cada envio de e-mail marketing, as plataformas geram relatórios que devem ser analisados para orientar as futuras ações da campanha. Os relatórios informam as quantidades de cliques que cada URL inserida recebeu, o número de aberturas e os horários em que ocorreram, região onde a pessoa está, etc. Analisando a ação do usuário, é possível filtrar e segmentar a base de e-mails para que se torne cada vez mais qualificada e, portanto, converta em mais vendas e Leads.

E-book Dennova

O Guia Prático do E-mail Marketing da Dennova aprofunda todos os tópicos abordados anteriormente, de maneira didática e com exemplos práticos. O conteúdo é de fácil entendimento e o melhor, sem nenhum custo. Você pode imprimir o e-book O Guia Prático do E-mail Marketing e marcar os pontos mais importantes para realizar campanhas que gerem mais conversões, maiores vendas e melhores resultados. Faça o download do e-book completo.

Fonte: E-book Dennova

 

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