Snapchat, o que é e como usar esse aplicativo?

Snapchat é uma rede social para envio e recebimento de mensagens instantâneas desenvolvida especialmente para aparelhos móveis que têm os sistemas operacionais Android e iOS.

A grande diferença entre o Snapchat e o WhatsApp, por exemplo, é que no Snapchat, após o envio da mensagem, foto ou vídeo, o arquivo é deletado do aparelho. A partir do momento que é recebida e visualizada, a mensagem se autodestrói em apenas 10 segundos. É até difícil de compartilhar, porque não fica arquivada nem no aparelho.

Existem duas formas de se enviar uma mensagem, a de visualização rápida, chamada de Snap. O outro modo de enviar é por meio do “minha história”. O tempo que esse conteúdo fica no ar é de 24 horas.

Geração Millenials é aficionada pelo Snapchat

A instantaneidade das mensagens do Snapchat atrai o público mais jovem, chamado pelos especialistas de Geração Millenials (ou Geração Y), cuja faixa etária vai dos 18 até os 35 anos. Segundo pesquisa coordenada pela ComScore (instituto que realiza levantamento nos meios digitais), o Snapchat é a 3ª rede social mais acessada pela Geração Millenials, com 32% de envolvimento, perdendo só para o Facebook e o Instagram.

O Snapchat foi criado por um jovem e pensado para os jovens. Quem desenvolveu o aplicativo foi Evan Spiegel e ele tinha apenas 11 anos quando fez essa façanha. Para que seus pais não ficassem preocupados com sua interação nas redes sociais – ele estava na fase de mandar nudes para todo mundo – ele decidiu criar o Snapchat para que as fotos fossem deletadas rapidamente e não trouxesse dor de cabeça aos pais (boa pedida até para os mais velhos atualmente).

Recursos da ferramenta

O Snapchat tem recursos interessantes, principalmente para fotos, como filtros com recursos gráficos que deixam as selfies mais divertidas, como as que inserem partes do rosto de animais nas fotos, ou a que faz a leitura do rosto e distorce determinados pontos, como os olhos, que ficam esbugalhados.

Tem ainda o Geofiltro que insere elementos que identificam a cidade que está sendo fotografada. Por exemplo, os pontos do Rio de Janeiro que são fotografados podem ser colocados desenhos do Cristo Redentor ou as ondas do calçadão da Praia de Copacabana que vão identificar a Cidade Maravilhosa, mesmo que a paisagem não seja tão famosa assim.

Snapchat, como usar nas empresas

A forma instantânea das mensagens e os recursos do Snapchat podem ser utilizados de forma inteligente pelas empresas. As oportunidades de tirar bons e ótimos proveitos são muitas. A plataforma é ainda pouco utilizada como ferramenta de negócio, mas se deve à falta de conhecimento do aplicativo.

Antes de qualquer ação, pense no público prioritário que utiliza o Snapchat, que é formado por jovens de 18 a 35 anos. Portanto, a linguagem pode ser mais solta, coloquial, sem muitas formalidades.

Outro detalhe importante é a instantaneidade que as mensagens terão. Essa característica torna a ferramenta como ótimo recurso de apoio para lembrar alguma campanha, promoção ou divulgação da marca. Empresas ligadas ao setor de turismo podem utilizar o Geofiltro para promover viagens a determinada cidade ou realizar concursos culturais.

Snapchat for business

Ou Snapchat Empresas – adotaremos este termo para falarmos do Snapchat como ferramenta de vendas para tornar mais fácil a compreensão. O Snapchat Empresas é perfeito para ações promocionais. Por exemplo, enviar detalhe de uma foto e pedir aos seguidores que identifiquem do que se trata. No caso de empresas voltadas ao setor de turismo, pedir que descubram o ponto turístico fotografado.

No lançamento de um produto o Snapchat pode funcionar como peças teasers. A vida curta das postagens vai deixar o público bastante curioso e gerar expectativa.  Uma forma de realizar uma contagem regressiva até o dia do lançamento.

Uma forma inteligente e estratégica de utilizar o Snapchat é desenvolver ações promocionais relâmpago, como a Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc. Ou mesmo oferecer desconto em algum produto em deteminado período do dia.

Outro recurso interessante para as empresas é o envio de vídeos institucionais. Como as postagens se apagam automaticamente, as pessoas nem precisam se preocupar em deletá-los. O Snapchat tem o conceito de mostrar a realidade como ela é. Acaba sendo uma forma sincera e natural de se aproximar do público, que pode ajudar empresas no gerenciamento de crise da marca por mostrar como é realmente seus métodos de trabalho. Um bom exemplo é a situação vivida por grandes empresas de confecções que estão sendo acusadas de utilizar trabalho análogo à escravidão nas terceirizadas. Nesse caso, mostrar como as roupas são confeccionadas, os bastidores e as condições de trabalho, pode ser muito mais eficiente do que emitir comunicados caríssimos em veículos de grande circulação.

Snaplytics, estatísticas das postagens no Snapchat

Uma mostra que as empresas podem usar o Snapchat como canal de comunicação com seu público é a ferramenta Snaplytics. Ela traz dados sobre o comportamento que foi identificado no público, como: quem imprimiu a mensagem, os posts que tiveram mais visualização, vídeos que foram assistidos na íntegra, etc. O Snaplytics possibilita analisar as postagens que foram um sucesso e traçar um caminho para a linguagem mais adequada ao público.

O Snapchat é um aplicativo gratuito com grande aceitação entre o público jovem. Utilizar esse canal para aproximá-lo da marca é uma estratégia eficaz e inteligente que traz resultados positivos. Quando gosta de algo, o jovem compartilha e espalha por entre seus conhecidos. As empresas só precisam ficar atentas para falar a linguagem desse público, caso contrário, pode ter o efeito contrário e causar a perda de seguidores. Ter assessoria especializada pode ajudar muito nesse campo.

 

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