Instagram, novas ferramentas e muitas mudanças

A maior rede social dedicada a imagens vai passar por uma transformação. A mais visível é a mudança do seu logotipo, mas vem muito mais por aí. Até o final do ano, o aplicativo vai adotar outros recursos como um algoritmo do feed, possibilidade de criar um perfil exclusivo para a empresa com análise e impulsionamento de publicação.

Design novo, começando pelo logotipo

A câmera que representa o logotipo do Instagram ficou com desenho mais simples, em branco, sobreposto ao gradiente de um arco-íris para ressaltar os traços da silhueta da câmera (veja aqui o vídeo que mostrou a transformação).

A interface das páginas também foi remodelada. Tudo ficou mais clean, o visual todo colorido deu lugar a ícones em preto e branco. A tela ficou mais limpa para destacar as fotos, vídeos e imagens, os protagonistas do aplicativo.

Os botões também mudaram e adotaram o conceito do logotipo Instagram. Os ícones Layout, Boomerang e Hyperlapse ficaram mais próximos de suas reais funções, com desenhos que os representam melhor.
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Vídeos mais longos

Agora o Instagram vai permitir vídeos de até 1 minuto, porque segundo o aplicativo, as pessoas estão com mais tempo para assistir aos vídeos. Pesquisa realizada apontou um aumento de 150% nesse aspecto.

O Instagram já disponibilizou na ferramenta de busca, uma novidade para ajudar os usuários a encontrar o vídeo que deseja. Outra coisa que mudou em relação aos vídeos é possibilidade de editar vários clipes e transformá-los em único vídeo customizado e personalizado.

Feed de fotos ganhou nova funcionalidade

O aplicativo fez uma mudança significativa no Feed de fotos – ferramenta que ordena como as imagens irão aparecer. Até então, as postagens eram vistas em ordem cronológica. Agora elas vão surgir por ordem de relevância para cada usuário. Isso significa que quanto mais alguém clicar em determinada postagem, mais ela receberá fotos do autor. A ferramenta vai entender que a interação entre ambos é maior e, portanto, tem maiores afinidades e interesses em comum. É parecido com o que acontece no Facebook. Na timeline aparece mais postagens das pessoas que você curte ou compartilha.

Fotos e vídeos que se autodestroem

O Instagram anunciou (02/08) um novo recurso em sua plataforma: fotos e vídeos que se autodestroem em 24 horas. A ferramenta é muito semelhante ao do Snapchat. A proposta do Instagram é que as pessoas façam postagens de suas “vidas reais”, sem se preocuparem muito com tratamento de imagens para mostrar maior espontaneidade.

Instagram para as empresas

Até o final do ano, o Instagram vai incorporar às suas ferramentas um algoritmo do Feed exclusivamente destinado às empresas para que aumentem a interação com os seguidores. Será instalado um botão de Contato, ao lado do botão Seguir. Ao clicar nesse novo botão (Contato), o cliente pode escolher em ir pessoalmente até a empresa / estabelecimento – o aplicativo apresenta um mapa e indica como chegar até lá – ou então, poder enviar um e-mail naquele momento.

Mais novidades para as empresas investirem mais no Instagram: vai aparecer o endereço físico da empresa logo abaixo da URL do site, com link para a página.
Serão criadas categorias para agrupar empresas do mesmo ramo de atuação ou que tenham produtos similares que são divulgados no Instagram.

 Avaliação de resultados

As empresas poderão saber sobre os investimentos que serão feitos na plataforma. O Instagram Followers Analytics vai mostrar com exatidão qual o público que está sendo impactado pelas postagens, com indicação de gênero (homem ou mulher), idade, localização dos usuários e os horários que mais entraram na ferramenta. São dados importantes, pois ajudam a traçar um planejamento de marketing digital com maior embasamento, direcionando as publicações de acordo com o maior fluxo de acessos.

Outra ferramenta bastante útil para as empresas é o Instagram Post Analytics, que vai ajudar a avaliar os resultados das postagens, fornecendo dados como impressões, impressões únicas e o quanto as pessoas estão curtindo ou fazendo comentários. O Instagram Post Analytics vai ordenar as informações por período determinado ou pelas publicações mais populares.

Análise própria

Até então, a mensuração dos dados do Instagram era feita pela mesma ferramenta utilizada no Facebook (dona do Instagram), o Business Manager. Com a criação do perfil exclusivo para as empresas, o Instagram vai ganhar uma ferramenta própria para medir as postagens da sua plataforma. Com isso, será possível promover anúncios patrocinados diretamente na ferramenta e impulsionar publicações que estão no ar, possibilidade que antes não existia.

Fonte: Instagram

 

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