Qual a importância de ter um blog?

O blog e sua importância para sua empresa

A onda dos blogs surgiu por volta de 1990. No início os blogueiros usavam as postagens para divulgar seus pensamentos, aspirações, experiências, sentimentos e coisas da vida. Os depoimentos pessoais tinham um público específico e limitado, geralmente amigos e familiares. Mas tinha blogueiro que começava a se destacar devido ao conteúdo de seus posts que emitiam opiniões, sugestões ou traziam informações relevantes. Seus textos tinham mais conteúdo que os demais e, por isso mesmo, começaram a ganhar maior projeção na internet.

Esses blogueiros mais carismáticos passaram a ser bem vistos pelos usuários e regimentavam mais e mais seguidores com depoimentos sinceros e honestos sobre vários assuntos. Não demorou muito para que os departamentos de marketing das empresas notassem a força que um blogueiro, formador de opinião, poderia ter com seus seguidores. O meio digital era um campo novo e as empresas começaram a perceber o blog e a sua importância em suas estratégias de marketing.

blog_2

Divulgação da marca ou produto

Hoje, o marketing digital das empresas reconhece a importância de um blog, pois é um canal para colocar em prática as estratégias de mercado e falar diretamente com os consumidores. Mas não é tarefa simples manter um blog corporativo, porque exige pessoal dedicado, regularidade nas postagens, preparação e atenção ao que está acontecendo no mundo. Tudo o que tenha relação com a marca e aos produtos pode virar posts interessantes que irão atrair mais seguidores. É preciso atenção a diversos assuntos. Além de ter um blog próprio, muitas companhias patrocinam blogueiros (por meio de anúncios) que têm milhares de seguidores, a fim de associar sua marca com esse público qualificado.

Cuidado na escolha dos temas

É importante ter atenção na escolha dos temas que serão tratados no blog corporativo. O conteúdo pode girar em torno de assuntos que tenham relação com a atividade da empresa. Ou então, alinhado com produtos ou serviços que ela produz ou oferece.

Falar sobre o segmento que atua é uma forma de ampliar o leque de opções sobre os temas, por exemplo, uma operadora de turismo pode abordar assuntos sobre viagens de celebridades, indústria de malas de viagens, fatos inusitados de viajantes, contar a história do lugar, etc.

Se a empresa realiza ações para o terceiro setor (voluntariado, sustentabilidade, etc), o blog corporativo é um canal para dar voz às atividades com postagens de caráter institucional que possa gerar comentários e compartilhamentos.

Melhora no ranqueamento e forma público qualificado

A qualidade do conteúdo do blog também ajuda a melhorar a posição no Google. Pois o algoritmo do site de buscas está programado para encontrar textos e informações mais relevantes da internet e mostrá-las nas primeiras páginas da pesquisa. Elaborar conteúdos relevantes para as postagens, inserindo palavras-chaves de acordo com o assunto em questão, melhora a reputação do blog e mais seguidores passam a acompanhá-lo. O aumento de visualização e compartilhamento gera um público qualificado e eleva a importância do blog na internet.

Aumenta o tráfego para o site

O blog corporativo é uma ferramenta que impulsiona maior tráfego ao site. No caso de um e-commerce, sempre que no post houver referência sobre um item que faz parte do portfólio de produtos que comercializa, por que não inserir um link que direcione para as páginas de produtos citados? Esse recurso aumenta o fluxo no site, oferece ao usuário a oportunidade de conhecer outros itens da empresa e pode converter em vendas para a loja virtual.

Posicionamento de líder

Postar conteúdos relevantes que transmitam algum conhecimento aos usuários amplia o número de seguidores e é o caminho que aumenta a importância de um blog. Ele será bem visto e compartilhado com maior frequência pelas pessoas.

A internet é uma fonte de aprendizado e conhecimento, e quanto mais a empresa trouxer para si esses conceitos por meio do blog, mais os seguidores se lembrarão do endereço como sendo relevante e que merece credibilidade. O resultado é tornar-se referência no segmento e gerar mais tráfego ao site.

Relacionamento com o cliente mais estreito

O blog é uma ferramenta que ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes. Dúvidas de consumidores que chegarem até a empresa pode ser respondidas com uma postagem específica, avisando a existência de material que esclarece o que ele deseja. É possível também, entrar em fóruns de discussão e, sempre que houver algum questionamento sobre determinado assunto e existir postagem sobre o tema, indicar o endereço do blog para divulgação e gerar mais tráfego.

 

Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o assunto e discutirmos as necessidades do seu negócio.

Assine a nossa
newsletter

As novidades não param de chegar, fique sempre antenado em primeira mão.