10 Dicas sobre Marketing Digital que melhoraram o desempenho de campanhas


O Marketing digital possui técnicas variadas, algumas complexas que demandam conhecimentos específicos e outras mais simples que podem ser adotadas facilmente. A seguir, listamos 10 dicas para conseguir melhores resultados nas campanhas digitais:

Dica 1: Planejamento de ações
Para o Marketing Digital, realizar ações sem um planejamento definido é como ficar à deriva em alto mar. Não se sabe qual direção seguir. O trabalho do planejamento é feito por etapas, onde cada uma é decorrente da outra, até chegar aos objetivos propostos. É na fase de planejamento que todas as ações são delineadas, desde as metas, passando pelas ações implementadas, aos objetivos alcançados até chegar na análise de resultados. Mesmo em pequenas empresas, apresentar um planejamento é garantia de que as ações serão bem-sucedidas.

Dica 2: Investir na produção de conteúdo
A internet é uma fonte de informação enorme. Assuntos dos mais variados são encontrados facilmente, basta digitar o assunto nos sites de buscas para aparecerem milhares de opções. Aí é que está a dica. Quanto melhor for o conteúdo, mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google ou outro buscador. Ao fazer uma busca, algoritmos vão determinar se aquele conteúdo é relevante e inédito, e não uma cópia de alguma outra página. Se isso ocorrer, é a página que foi clonada que ganhará melhores posições. Já quem copiou, pode ser punido pelo site de buscas.

Dica 3: O valor de uma Page Title
Quando fazemos uma busca no Google aparecem o nome das páginas, as URLs e em seguida, uma frase que inclui as palavras-chave de determinado site. Essa é a Page Title, um breve trecho do conteúdo que o Google busca entre os milhões de sites existentes. Escolher bem a Page Title, utilizando os termos essenciais para direcionar à página da empresa, favorece a busca pela página.

Dica 4: Não se deve comprar listas para envio de e-mail marketing
Comprar listas de e-mails prontas
é uma tentação. Afinal, são oferecidos milhares de endereços a um custo baixo, certo? É só baixar no computador e começar a utilizar.
Espere um pouco. Nem tudo é tão simples assim. Além de estar cometendo um crime previsto no código civil, o comprador não tem garantia de que na lista todos os e-mails são válidos. Muitos endereços estão desatualizados. Outros contém erros de digitação e portanto, o e-mail marketing nunca será entregue. Se analisar bem, a compra de lista de e-mails é um desperdício de tempo, dinheiro e reputação para a empresa. Os servidores colocam em black list remetentes que enviam muitos e-mails que apresentam problemas. Fica impossível realizar outros disparos.

Dica 5: E-mails marketing só com imagem são bloqueados
Aquela máxima de que “uma imagem vale por mil palavras” não funciona quando se trata de e-mails marketing. Mensagens que tenham somente imagens são bloqueadas pelos provedores. Seus algoritmos estão programados para evitar o envio de spam e é dessa forma que materiais com grande apelo visual são encarados (mesmo que contenha texto, mas esteja inserido na imagem). Essa medida é para evitar a proliferação de envios de e-mails indesejáveis para preservar os usuários.
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Dica 6: Botão “Promover” do Facebook
A ferramenta EdgeRank do Facebook não permite que todas as postagens sejam visualizadas pelas pessoas. Algo em torno de 12% apenas vão saber que foi publicado algo na timeline da empresa, segundo especialistas. Mas existe uma forma de aumentar o número de visualizações. Nas postagens do Facebook existe o botão “Promover” nas páginas, que permite que mais usuários vejam o post. Mas atenção porque promover o post tem um custo. Os preços aparecem em uma tabela logo após clicar no botão, para que não seja pego desprevenido.

Dica 7: Distribua material gratuito, mas insira links
Oferecer material gratuito para aumentar as conversões é uma prática bem vista por usuários. Mas não deixe de inserir links nos materiais que direcionem para a página do site, blog ou redes sociais da empresa. Dessa forma, além de disponibilizar o material gratuitamente, a empresa cria um link de comunicação e mais conteúdo para consulta.

Dica 8: Linkedin, a rede social voltada para o universo corporativo
Se as relações comerciais da empresa são exclusivamente com outras empresas, caso de consultorias, o Linkedin é a rede social mais adequada. O Linkedin é voltado para profissionais e corporações que querem estar mais próximos do universo empresarial. É lá que estarão pessoas interessadas no seu aperfeiçoamento profissional e companhias que querem recrutar pessoas.

Dica 9: Monitoramento de campanhas
Após o lançamento da campanha digital, o monitoramento deve ser diário para acompanhar se a performance está ocorrendo de acordo com o previsto no planejamento. Se houver algum desvio é possível corrigir ou então, ajustar a campanha para que fique mais assertiva. Mas nenhuma decisão deve ser tomada intempestivamente e sim, após análise para que os objetivos sejam alcançados e até mesmo, superados.

Dicas 10: Google Analytics, ferramenta gratuita para medir visitas ao site
O Google fornece gratuitamente a ferramenta Google Analytics que mapeia o número de pessoas que visitaram o site. Esse recurso é tão apurado que identifica quem entrou na página uma vez ou várias vezes. Se foi uma vez, o usuário será identificado como “Visitante Único”. As outras visitas serão computadas como “Número de Visitas” que a pessoa fez.
O Google Analytics tem outras funcionalidades e aponta quantas visualizações uma página teve; taxa de rejeição (usuários que entraram em apenas uma página e saiu); o número de novas visitas; origens do tráfego, se o usuário digitou diretamente o site da empresa ou se veio através de algum link. O Google Analytics oferece uma série de dados para serem analisados pelo Marketing Digital da empresa.

Essas são algumas dicas de ferramentas que o Marketing Digital dispõe para tornar mais eficiente as campanhas digitais. Existem muitas outras que podem ser implementadas, mas dependerá do perfil e dos objetivos de cada empresa.

 

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