O que são Leads?

Quem já não passou pela seguinte situação: você está olhando a vitrine em uma loja de calçados e a vendedora chega apressada para atender. Se você der sinais de que achou algo interessante e a vendedora perceber, no pensamento dela, você é um potencial cliente.
Como você encontrou aquilo que procurava, a vendedora pode perguntar seu nome que você fala, sem nenhum constrangimento. É a maneira de estreitar o relacionamento naquele momento.

Agora, se os sinais forem de que nenhum calçado agradou, a vendedora vai encará-lo como um consumidor comum que está apenas olhando as vitrines. Mesmo que se esforce, ela não vai conseguir extrair nada desse contato.

Leads, o que significa?

Os exemplos anteriores ilustram bem o conceito de Lead. Tem o usuário descompromissado, que navega no site e não encontra nada interessante e sai da página.
Já o usuário que encontrou o conteúdo que estava procurando se dispõe até a deixar meios para contatá-lo posteriormente. Esse é o conceito do que é gerar Lead: conseguir, de alguma forma, conquistar o interesse do usuário comum a ponto dele informar algum dado pessoal.

Os meios digitais têm uma infinidade de sites e blogs para entrar, verificar e se decidir de forma bem rápida. A concorrência é grande. Sai na frente aquele que oferecer um leque diversificado de coisas interessantes que consiga chamar a atenção das pessoas. A partir do interesse inicial, o usuário vai descobrindo outros pontos.

Atrair pessoas é uma boa estratégia

A maioria dos sites está apto apenas a receber visitas e acaba limitando a probabilidade de conversão de Leads. Não existe a preocupação em oferecer conteúdo relevante. Isso mostra que as estratégias para o meio digital não são prioridade na empresa. Muitas têm essa postura e preferem vender em marketplaces (ex.: Mercado Livre) que não geram conversões de Leads. É um equívoco que pode custar caro lá na frente, pois os negócios estão sendo fechados, mas sem a mínima informação de quem é o comprador. Cada venda é enfrentada como uma nova batalha, isso gera custos que poderiam ser economizados com um bom trabalho de geração de Leads.

Atualmente, o que as pessoas buscam na internet são informações novas ou algo específico. Sites que não atendem essas demandas dificilmente terão uma segunda chance. Para transformar um simples visitante do site, blog ou Landing page em Lead, é preciso fisgá-lo desde o início.

Transformar Leads em clientes fiéis

Sabemos que Leads são as pessoas que chegam ao site, blog ou Landing page porque estão interessadas no conteúdo. Mas, qual a relação dos Leads nas vendas? O perfil do Lead diz muito sobre ele. Informações mais concretas permitem conhecer melhor suas necessidades e gostos e torna mais fácil o trabalho da equipe de vendas.

Felizmente, o meio digital proporciona contato mais rápido e regular com os clientes. O estreitamento das relações diminui o risco de rejeição e possibilita divulgar lançamentos de produtos, enviar novidades do setor e até mesmo, congratulações em datas comemorativas.
Converter Leads é conquistar sua confiança. Para os negócios, é o caminho para reduzir custos ao fechar vendas.

 

Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o assunto e discutirmos as necessidades do seu negócio.

Assine a nossa
newsletter

As novidades não param de chegar, fique sempre antenado em primeira mão.