5 dicas para fazer campanhas de sucesso com o Facebook Ads

Colocar fotos de dois alunos na rede de computadores e pedir que os outros clicassem para ver qual era o mais interessante, parecia uma diversão até meio boba para os universitários de Harvard. Mas foi assim que Mark Zuckerberg começou o Facebook, atualmente a maior rede social do mundo com mais de 1 bilhão de usuários e que se transformou em um gigantesco negócio.

Todo dia, milhões de pessoas curtem e compartilham posts na timeline. Tanto sucesso atraiu o interesse de muitas companhias que passaram a querer fazer parte desse universo. Para viabilizar as estratégias de marketing das empresas e normatizar os anúncios no Facebook, foi criado o Facebook Ads. Esta ferramenta possui recursos que geram dados úteis para as campanhas digitais. A seguir, listamos cinco dicas de como usar o Facebook Ads para obter vantagens e conseguir incrementar as campanhas.

1ª Dica: Planejamento das campanhas no Facebook Ads
O início de qualquer ação deve partir de um planejamento bem elaborado com foco no objetivo da campanha que pode ser: conseguir mais conversão, maior engajamento, mais curtidas ou compartilhamentos, divulgação de promoções, etc, e direcionar os esforços para atingi-lo. Sempre lembrando de direcionar toda comunicação às pessoas que se deseja impactar com os anúncios no Facebook.

2ª Dica: Conteúdo das postagens
Garantir presença no Facebook apenas para sinalizar ao público que a marca está na maior rede social do mundo, não significa muita coisa para os usuários. Um dos mandamentos que o Facebook Ads recomenda é postar algo com conteúdo relevante. Imagine receber centenas de postagens na timeline diariamente. Na maioria das vezes, o usuário vê a imagem e nem se importa com o restante, porque nada chamou sua atenção. Por isso, a recomendação é postar temas interessantes, assuntos que tragam alguma novidade ou vídeos engraçados que chamem a atenção. O usuário lê, assiste e se diverte. Se gostar muito, compartilha em sua rede de amizade.

3ª Dica: Qualidade dos posts
O Facebook Ads recomenda que os anúncios sejam 20% texto e o restante imagem. Isso não significa que os textos devam ser negligenciados. Nos meios digitais, o uso de fontes com serifas não oferecem boa leitura, se puder evita-las, melhor.
Imagens devem estar em alta resolução para evitar que a foto apareça desfocada ou com visualização ruim. O cuidado nas cores e o recorte nas imagens são pontos importantes. Um bom designer consegue desenvolver um post criativo respeitando essas normas para um resultado positivo. Se precisar de dicas de como obter uma boa imagem para seu anúncio, até mesmo em bancos gratuitos, clique aqui.

O Facebook admite a exibição de vídeos, o que torna a postagem muito mais interessante aos usuários. Afinal, o som, a imagem e o movimento atraem mais a atenção. Vídeos curtos são perfeitos para contar uma história e transmitir emoção e também, provocar a interatividade com maior impacto.

4ª Dica: Segmentação
Trabalhar com público segmentado permite otimizar os gastos com as campanhas, porque a comunicação irá diretamente às pessoas interessadas. O Facebook Ads permite selecionar o público por meio de faixa etária, gênero (homens ou mulheres), escolaridade, região geográfica, e outros filtros que vão reduzindo a um nicho específico. Público selecionado faz as postagens terem maior eficiência e ajudam na receptividade dos usuários. A segmentação ajuda a direcionar ações bem específicas, como divulgar um evento local para pessoas que residam próximas de onde ocorrerá o acontecimento.

5ª Dica: Pixel do Facebook
É um recurso quase invisível do Facebook Ads que cria um código em JavaScript que gera uma pequena imagem de 1 pixel x 1 pixel para ser colocada nas páginas de um site. Toda vez que alguém acessar aquele site, clicar em algum link da página ou concluir uma compra, é enviado um aviso ao Facebook. A ferramenta gera relatórios de monitoramento e com esses dados é possível melhorar as taxas de conversão e mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento) com maior segurança.

Mostramos algumas recomendações do Facebook Ads que ajudam a melhorar as campanhas digitais, uma forma inteligente de utilizar a maior rede social do mundo.

 

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