5 dicas para fazer campanhas de sucesso com o Facebook Ads

Colocar fotos de dois alunos na rede de computadores e pedir que os outros clicassem para ver qual era o mais interessante, parecia uma diversão até meio boba para os universitários de Harvard. Mas foi assim que Mark Zuckerberg começou o Facebook, atualmente a maior rede social do mundo com mais de 1 bilhão de usuários e que se transformou em um gigantesco negócio.

Todo dia, milhões de pessoas curtem e compartilham posts na timeline. Tanto sucesso atraiu o interesse de muitas companhias que passaram a querer fazer parte desse universo. Para viabilizar as estratégias de marketing das empresas e normatizar os anúncios no Facebook, foi criado o Facebook Ads. Esta ferramenta possui recursos que geram dados úteis para as campanhas digitais. A seguir, listamos cinco dicas sobre o Facebook Ads de como usar para obter vantagens e conseguir incrementar as campanhas.

1ª Dica: Planejamento das campanhas no Facebook Ads
O início de qualquer ação deve partir de um planejamento bem elaborado com foco no objetivo da campanha que pode ser: conseguir mais conversão, maior engajamento, mais curtidas ou compartilhamentos, divulgação de promoções, etc, e direcionar os esforços para atingi-lo. Sempre lembrando de direcionar toda comunicação às pessoas que se deseja impactar com os anúncios no Facebook.

2ª Dica: Conteúdo das postagens
Garantir presença no Facebook apenas para sinalizar ao público que a marca está na maior rede social do mundo, não significa muita coisa para os usuários. Um dos mandamentos que o Facebook Ads recomenda é postar algo com conteúdo relevante. Imagine receber centenas de postagens na timeline diariamente. Na maioria das vezes, o usuário vê a imagem e nem se importa com o restante, porque nada chamou sua atenção. Por isso, a recomendação é postar temas interessantes, assuntos que tragam alguma novidade ou vídeos engraçados que chamem a atenção. O usuário lê, assiste e se diverte. Se gostar muito, compartilha em sua rede de amizade.

3ª Dica: Qualidade dos posts
O Facebook Ads recomenda que os anúncios sejam 20% texto e o restante imagem. Isso não significa que os textos devam ser negligenciados. Nos meios digitais, o uso de fontes com serifas não oferecem boa leitura, se puder evita-las, melhor.
Imagens devem estar em alta resolução para evitar que a foto apareça desfocada ou com visualização ruim. O cuidado nas cores e o recorte nas imagens são pontos importantes. Um bom design consegue desenvolver um post criativo respeitando essas normas para um resultado positivo.

O Facebook admite a exibição de vídeos, o que torna a postagem muito mais interessante aos usuários. Afinal, o som, a imagem e o movimento atraem mais a atenção. Vídeos curtos são perfeitos para contar uma história e transmitir emoção e também, provocar a interatividade com maior impacto.

4ª Dica: Segmentação
Trabalhar com público segmentado permite otimizar os gastos com as campanhas, porque a comunicação irá diretamente às pessoas interessadas. O Facebook Ads permite selecionar o público por meio de faixa etária, gênero (homens ou mulheres), escolaridade, região geográfica, e outros filtros que vão reduzindo a um nicho específico. Público selecionado faz as postagens terem maior eficiência e ajudam na receptividade dos usuários. A segmentação ajuda a direcionar ações bem específicas, como divulgar um evento local para pessoas que residam próximas de onde ocorrerá o acontecimento.

5ª Dica: Pixel do Facebook
É um recurso quase invisível do Facebook Ads que cria um código em JavaScript que gera uma pequena imagem de 1 pixel x 1 pixel para ser colocada nas páginas de um site. Toda vez que alguém acessar aquele site, clicar em algum link da página ou concluir uma compra, é enviado um aviso ao Facebook. A ferramenta gera relatórios de monitoramento e com esses dados é possível melhorar as taxas de conversão e mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento) com maior segurança.

Mostramos algumas recomendações do Facebook Ads que ajudam a melhorar as campanhas digitais, uma forma inteligente de utilizar a maior rede social do mundo.

 

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