Entenda um pouco mais sobre o Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta do gigante de buscas da internet que monitora o tráfego de sites, lojas virtuais ou blog. Ele oferece uma radiografia completa e com detalhes sobre os acessos, horários que os usuários entram nas páginas, links clicados, tempo de permanência no site, etc. É um recurso imprescindível porque abastece o administrador das páginas com informações importantes que ajudam na tomada de decisões das campanhas digitais.

O Google Analytics começou a funcionar em 2005 quando foi comprado da Urchin Software Corporation, empresa que desenvolvia um sistema de estatísticas. Passou por ajustes até ficar compatível com as demandas que o Google precisava. Com a nova plataforma foi possível monitorar diariamente sites, blogs e e-commerces e gerar relatórios para os anunciantes analisarem a performance de suas campanhas digitais e implementar possíveis ajustes.

Google Analytics, instalação fácil e gratuita
Pessoas ou empresas de qualquer porte que possuam sites ou blogs podem utilizar o Google Analytics, pois é fornecido gratuitamente. Para instalar esse recurso é preciso fazer um cadastro no Google. Basta acessar o endereço (www.google.com.br/analytics/), ir para a página Analytics e cadastrar também o site, blog ou e-commerce.

A ferramenta gera um código de monitoramento que envia para o usuário. Esse número deve ser inserido nas páginas para começar a análise. Esta etapa exige um pouco mais de conhecimento de quem for realizar a configuração, porque será preciso acessar a área administrativa do site ou então, ir até o código-fonte das páginas (linguagem de programação) e inserir o Código de Acompanhamento. Cada vez que o site for acessado, o administrador do site irá receber estatísticas para verificar o número de visitação e demais dados de navegação.

Entenda um pouco mais sobre o Google Analytics

Utilidade do Google Analytics nas campanhas digitais
O Google Analytics é um recurso poderoso para nortear o planejamento de campanhas online, porque apresenta uma série de informações sobre acessos, links, tempo de navegação, localização geográfica dos acessos, eficiência de palavras-chaves, etc. Com uma análise criteriosa é possível realizar ajustes para obter melhores performances, seja para mudar o foco de um conteúdo, fazer pequenas mudanças no template entre outras alterações.

Indicação do caminho na navegação
O Google Analytcis monitora como os usuários navegaram pela página e apresenta números que revelam o que eles mais buscaram. Com essas informações preciosas é possível conduzir o usuário a concluir uma compra com maior rapidez, por exemplo, retirando páginas desnecessárias ou redirecionando links.

Velocidade do Site Google Analytics
Este recurso permite saber quanto tempo o site leva para carregar totalmente. Sites lentos que demoram a abrir correm sérios riscos de serem abandonados pelo usuário. Mesmo aqueles em que a abertura seja rápida, mas o restante da navegação não, têm grandes probabilidades de serem deixados de lado. Hoje as pessoas não querem perder tempo na internet em busca do que desejam.

E-commerce mais eficiente
Os vários produtos das lojas virtuais podem ser identificados pelo número de cliques que recebem e separados por páginas. As estratégias de marketing podem ser direcionadas a fim de criar promoções para os itens com menor saída, ou então, colocando-os em locais onde serão mais vistos para estimular a venda.

Blogs mais rentáveis
A maioria dos blogs é mantida por anúncios. O recurso AdSense permite que o Google Analytics importe os dados e mostre os locais da página que são mais clicados. Com essa informação os anúncios dos patrocinadores podem ser melhor posicionados na página para gerar maior rentabilidade à empresa e ao blogueiro, que poderá exigir melhor preço por espaços mais “nobres”.

 

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