Qual é o horário nobre nas redes sociais?

Redes sociais e horário nobre de cada plataforma.

Nas redes sociais, horário nobre significa que milhões de pessoas estão conectadas naquele momento. Para os anunciantes é um ótimo negócio porque mais usuários irão visualizar o que for divulgado. Porém, o horário nobre não acontece ao mesmo tempo nessas plataformas. Cada uma tem características próprias. Facebook, Twitter e Instagram têm picos em determinado dia e horário, muitas vezes influenciados por disponibilidade do usuário ou o momento propício.

Veja as redes sociais e o horário nobre de cada uma:

Facebook

Na rede social que tem maior número de seguidores, o período de ouro acontece entre 11h e 14h nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. Note que é o período bem perto do horário de almoço das pessoas (antes e depois). Talvez o motivo sejam políticas internas das empresas, pois nem todas liberam o acesso às redes sociais durante o expediente. Os intervalos do trabalho são a oportunidade que os funcionários encontram para acessar o Facebook e ficar atualizado sobre os acontecimentos na sua rede de amizades.

Muitas empresas usam o Facebook como ferramenta das estratégias de marketing, postando conteúdo institucional, promoções de produtos e serviços, ou apoiando causas humanitárias, por exemplo. O número de publicações por segmento de mercado está assim: finanças (31%), e-commerce (28%), varejo (21%), beleza e higiene pessoal (8%), educação (7%), saúde (3%), moda (2%).

Twitter

O microblog tem seu horário nobre entre as 18h e 22h às quartas e quintas-feiras.
Dias que exibem programas de televisão de grande repercussão impulsionam a participação dos telespectadores. Por isso, o Twitter também é bastante acessado entre 21h e 00h às terças e quartas-feiras. O Master Chef Brasil é um deles e é exibido às terças-feiras. Às quartas-feiras, é o tradicional futebol que movimenta o Twitter.

Enquanto assistem aos programas favoritos, as pessoas postam comentários. O imediatismo do Twitter permite interagir, em tempo real, com os telespectadores que podem até decidir o ganhador de uma disputa. É uma forma também, dos canais de televisão medirem a audiência do programa.

Diversos segmentos postam no Twitter, entre eles estão o de finanças (42%), varejo (19%), e-commerce (18%), educação (11%), beleza e higiene pessoal (6%), saúde (3%) e moda (1%).

Instagram

A rede social de imagens apresenta acessos regulares durante os dias úteis e pequeno aumento nos fins de semana. O Instagram tem dois horários de pico que fica entre 11h e 14h e das 18h às 22h. Novamente nota-se que são períodos em que as pessoas não estão em suas atividades no trabalho (período de almoço e pós-trabalho). No período noturno (entre as 20h e 21h) das quartas e quintas-feiras ocorre uma pequena elevação nos acessos, chegando até a 80 mil.

Uma particularidade do Instagram está no fato de ser uma rede social exclusivamente de imagens e muitas empresas utilizam para divulgar seus produtos ou serviços. Entre os usuários comuns, ocorre crescimento nos fins de semana, quando as pessoas gostam de divulgar seus momentos de lazer e postam fotos de viagens, jantares ou almoços com a família, shows, brincadeiras nos parques, visitas aos museus, etc.

Os segmentos de mercado que investem no Instagram são o e-commerce (33%), varejo (32%), beleza e higiene pessoal (13%), moda (9%), educação (8%), finanças (4%) e saúde (1%) são os mais ativos.

Regra geral

Nem todos os usuários têm um comportamento padrão e as redes sociais e os horários nobres podem variar de tempos em tempos. Isso irá depender de acontecimentos do momento que acabam influenciando na participação do público.

Mesmo para as empresas, é preciso levar em conta algumas variáveis capazes de influenciar as visualizações das postagens, como a atividade que realiza, o produto que fabrica e o serviço que oferece.

Companhias que fazem produtos de consumo estão mais presentes, especialmente os voltados para o público jovem. O analista de redes sociais consegue identificar os melhores horários de cada plataforma para extrair todo o potencial das ferramentas do marketing digital e utilizá-las como trunfo.

 

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