5 dicas para otimizar seu anúncio do Google Adwords

O Google é o maior site de buscas na internet e mídia importante para qualquer planejamento de marketing digital. O gigante possui 5 plataformas de anúncios que formam o Google Adwords: Rede de Pesquisa, Rede de Display, Rede de Pesquisa com Exibição em Display, Google Shopping, Vídeo Online. Cada uma delas é indicada para determinada campanha, que dependerá dos objetivos do planejamento de marketing digital e da empresa, dos produtos ou serviços que serão anunciados, etc.

Escolher as plataformas mais eficientes é um trabalho que o especialista em Google da agência digital poderá definir para obter os melhore resultados. Para os anunciantes é sempre bem-vindo ter noções básicas de como otimizar os anúncios para poder acompanhar, pessoalmente, o desempenho das campanhas. A seguir relacionamos 5 dicas valiosas para tornar as campanhas no Google Adwords mais eficazes:

Dica 1 – Escolha das Palavras-chave

O Google Adwords Keywords é uma ferramenta importante para atingir as metas estabelecidas pelo planejamento de marketing digital, pois define as palavras-chave (keywords) que serão colocadas nos anúncios das campanhas. Elas têm papel fundamental para aumentar a visualização e gerar mais tráfego no site, pois são os termos que as pessoas digitam para buscar determinados produtos ou serviços.

Os textos dos anúncios devem ter, no máximo 35 caracteres distribuídos em duas linhas. O espaço é pequeno, mas é importante que a frase tenha as palavras-chave. Relatórios gerados no decorrer das campanhas permitem verificar se as keywords apresentam boas performances. É possível ainda, ajustar os anúncios, descartando ou substituindo os termos menos buscados.

Dica 2 – Produção dos Anúncios

A eficiência dos anúncios é medida pelos cliques que eles recebem. Nas estratégias digitais esse recurso é chamado de Custo por Clique (CPC) ou o termo em inglês Click Through Rate (CTR). Quanto mais usuários clicarem no anúncio, maior será o CPC, demonstrando que a qualidade do anúncio é boa. Isso terá influência sobre o quanto o cliente irá pagar porque, quanto mais cliques, menor o custo do anúncio.

Produzir anúncios que chamem a atenção favorecem maior número de cliques. O design precisa ser caprichado, a utilização de palavras-chave relevantes e a inserção de um botão de call to action têm maiores chances de acessos. Anúncios com esses recursos proporcionam a otimização no Google Adwords.

Dica 3 – URL certa

A URL colocada nos anúncios (links) deve direcionar para a página do produto que o usuário está buscando. Colocar uma URL que leve a página institucional do site, por exemplo, só aumentará o número de cliques e o cliente ficará mais longe da finalização da compra. A agilidade nos meios digitais é fator crucial. A desistência da compra pode ocorrer a qualquer momento e por qualquer motivo. Quanto mais rápido colocar o usuário no final do processo, maiores serão as chances dele efetuar a compra.

A URL relevante que tenha foco na conversão e com o termo que o usuário está buscando facilita o direcionamento. Em campanhas que utilizam a Rede de Pesquisa, inserir sitelinks de extensão ajudam a divulgar outras informações, como telefone de contato, localização ou horário de funcionamento. 

Dica 4 – Horário da publicação focada na Região

Apesar da internet estar 24 horas no ar a otimização dos anúncios precisa levar em consideração os horários de atendimento da empresa. Se ela efetuar vendas só durante o horário comercial, deve-se evitar o “Ligue Já”, pois não haverá ninguém para atender caso o anúncio seja visualizado fora do período de expediente.

O Google Adwords permite restringir a visualização do anúncio a determinada região. Esse recurso é ideal para empresas que tenham atendimento com limitação geográfica. Só pessoas que morem ou trabalhem próximas ao endereço serão impactadas e é um recurso perfeito para pequenos comércios ou empresas.

Dica 5 – Configuração de códigos

Configurar códigos oferece mais informações a respeito dos anúncios,e torna-se uma forma de otimizá-los. A configuração do código de conversão facilita analisar como a campanha está se desenvolvendo, como: quais palavras-chave tiveram maior conversão, quais horários e dias que ocorreram mais vendas, etc.

A configuração do código de remarketing faz com que assuntos pesquisados em um site gere anúncios com os temas buscados, mas em outros sites acessados.

A otimização dos anúncios no Google Adwords necessita de acompanhamento constante e análise criteriosa para trazer resultados positivos, pois o panorama pode sofrer alterações no decorrer do período da campanha. O apoio da agência digital é fundamental, como já falamos aqui, para realizar os ajustes e adequar os materiais para trazer maior otimização.

 

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