Como mensurar o retorno sobre seu investimento (ROI) em Marketing Digital

Retorno do investimento (ROI), o que todo empreendedor mais deseja.

Todo empreendedor tem preocupação urgente em saber quando se dará o retorno sobre os seus investimentos. Afinal, foram colocados sonhos, expectativas e, principalmente, recursos financeiros no negócio. A ansiedade em querer saber em quanto tempo terá de volta tudo o que investiu é natural, mas como calcular?

Em Marketing Digital a ferramenta que mede o retorno de campanhas digitais chama-se ROI (Return on Investiment), termo originado do setor de contabilidade que avalia balanços contábeis. Mas antes de medir os resultados é preciso estabelecer metas para saber se foram atingidas ou não. Para defini-las é necessário avaliar criteriosamente os negócios e estabelecer patamares possíveis de serem atingidos.

Alguns exemplos de metas para entender melhor:

• Expandir o número de seguidores de 20 mil para 30 mil em determinado tempo;
• Aumentar o número de visitantes no site em 100%;
• Dobrar a taxa de conversão de visitas em leads;
• Aumentar a taxa de leads que compraram de 8% para 15%.

A partir dessas metas basta fazer os cálculos do ROI para chegar aos resultados. O raciocínio é simples. Teoricamente é calcular o quanto houve de retorno financeiro com o que foi investido. Existe até uma fórmula que torna mais fácil:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Um exemplo prático para entender melhor: uma loja virtual especializada em produtos de decoração investiu R$ 1.000,00 em uma campanha de links patrocinados quando lançou sua nova coleção.
A produção de cada peça de roupa custou R$ 300,00 (média). O valor médio das vendas é de R$ 800,00. Com a campanha foram vendidas 10 peças da nova coleção.

Cálculo dos custos
– 10 peças vendidas x R$ 300 (custo de produção) = R$ 3.000 + R$ 1.000 (investimento em links patrocinados) = R$ 4.000

Cálculo da receita recebida
– 10 peças vendidas x R$ 800 (preço médio de venda) = R$ 8.000

Substituindo a fórmula ROI pelos números, ficará:
ROI = (R$ 8.000 – R$ 4.000) / R$ 4.000 = 1

Transformando em porcentagem
ROI = 1 x 100 (achar o percentual) = 100%

Neste caso, a loja em questão teve lucro na campanha de links patrocinados. Para cada R$ 1 investido o retorno foi de R$ 1,00.

Tipos de campanhas digitais

O ROI pode ser calculado nos diversos tipos de campanhas existentes no Google Adwords

O ROI pode ser calculado nos diversos tipos de campanhas existentes no Google Adwords (plataforma de publicidade do Google): Rede de Pesquisa, Rede de Display, Rede de Pesquisa com Exibição em Display, Google Shopping, Vídeo online.

Cada campanha tem características próprias e será mais eficiente de acordo com o produto ou serviço que será trabalhado:

  • Rede de Pesquisa: Os anúncios vão aparecer na página de pesquisa do Google e de seus parceiros (aol.com). Se o usuário pesquisar determinado assunto ele vai visualizar anúncios que remetam ao que está sendo buscado. Este formato só aceita textos e limitados a certo número de caracteres.
  • Rede de Display: A campanha aparecerá nos sites que são parceiros do Google, por exemplo, o UOL, Terra, G1, etc. São mais de 1 milhão de sites parceiros do Google e a maioria tem muitos acessos por serem grandes portais.
  • Rede de Pesquisa com Exibição em Display: Os anúncios vão aparecer nas duas modalidades mencionadas anteriormente. A verba fica pulverizada nesses dois formatos e pode não ser o mais recomendado se a intenção é ter foco na divulgação.
  • Google Shopping: É um comparador de preços, semelhante ao site Buscapé. O anunciante faz uma lista de seus produtos e eles aparecem no Google Shopping.
  • Vídeo Online: São os anúncios que aparecem no rodapé dos vídeos exibidos no YouTube.
    Para cada anunciante existe um formato mais adequado que trará maior ROI para a empresa. A consultoria de uma agência digital que possui especialistas no assunto, pode orientar da melhor forma de onde aplicar a verba de comunicação.

 

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