Qual o papel de uma Agência Digital?

Para ter sucesso nos meios digitais a parceria com uma agência digital é essencial.

Podemos dizer que o principal papel da agência digital é ser parceira e cuidar de tudo que envolve o marketing digital do cliente. É um serviço super especializado e multidisciplinar que demanda conhecimentos aprofundados de estratégia mercadológica, tecnologia da informação (TI), design, produção de conteúdo, atualidades, interpretação de gráficos de performance, análise de mercado, etc.

O trabalho inicial da agência digital é feito lado a lado com o cliente e consiste em estabelecer as metas a serem atingidas. Isso requer conhecimento profundo e realista dos negócios. São informações importantes da empresa que precisam ser compartilhadas com a agência para projetar os objetivos futuros.

Alguns exemplos de metas que podem ser estabelecidas:
• Converter maior número de leads;
• Aumentar o volume de vendas online;
• Elaborar webinars;
• Criar e-books variados;
• Anunciar em grandes portais, etc.

Após a definição das metas, todo o trabalho da agência digital será no sentido de atingi-las e os próximos passos são importantes para chegar a resultados positivos.

Principais etapas realizadas pela agência para o sucesso do marketing digital da empresa.

Qual o papel de uma Agência Digital?

Planejamento
É a espinha dorsal das ações tanto nos meios digitais quanto em trabalhos off-line. É a partir dele que serão definidos os meios a serem utilizados: redes sociais, blogs, landing pages, e-books, webinars, materiais impressos, entre outros; a distribuição de verbas nessas ferramentas, a linguagem a ser empregada, período para se atingir os objetivos, etc. Nem todos os recursos do marketing digital vão se enquadrar nas necessidades do cliente, mas a agência digital, tendo ciência dos objetivos da empresa e as metas a serem alcançadas, irá indicar ou não sua utilização.

Conteúdo
As pessoas buscam conteúdos de qualidade. Entenda-se por isso, em disponibilizar assuntos relevantes, inovadores e que tragam novas informações. A agência digital coordena a elaboração dos conteúdos (incluindo o design) baseados em SEO (Search Engine Optimzation), ferramenta que impulsiona ainda mais a visualização e traz maior conversão de leads. Com o aumento de acessos, os sites de buscas melhoram o posicionamento das páginas pesquisadas, colocando-as nas primeiras colocações.

Campanhas digitais
Anunciar no Google não é tão simples quanto parece. Existem diversas plataformas e cada uma se enquadra melhor a determinados objetivos. As plataformas que o Google trabalha são: Rede de Pesquisa, Rede de Displays, Rede de Pesquisa com Exibição em Display, Google Shopping e Vídeo Online. A agência digital elabora um plano de mídia indicando quais meios são melhores para anunciar, de acordo com o planejamento, e viabiliza a produção dos materiais para gerar mais conversões e/ou visitas às páginas do cliente.

Monitoramento
Outra competência que a agência digital realiza durante todo o processo, é o trabalho de monitoramento para certificar-se que tudo está ocorrendo conforme o planejado. Essa medida visa garantir o cumprimento de prazos e a qualidade dos materiais. Se ocorrer qualquer inconformidade durante o acompanhamento é possível realizar ajustes para garantir os melhores resultados.

Relatórios
São gerados relatórios das ações sugeridas e implantadas pela agência digital. Eles espelham o andamento da campanha apontando o que está dando certo ou não para possíveis ajustes. A agência colabora na interpretação dos dados e esclarece o que pode ser melhorado a partir da análise dos relatórios.

O papel de uma boa agência digital vai além de uma simples prestação de serviços. Ela deve ser inserida nas estratégias de marketing digital de seus clientes e estar sempre preparada para oferecer assessoria e esclarecer as dúvidas para gerar os melhores resultados nos meios digitais. Para oferecer serviços completos, conta com profissionais especializados nas mais diferentes áreas tanto online quanto off-line.

 

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