10 dicas para aumentar o alcance orgânico no Facebook

Em 2015 o Facebook registrou mais de 1,59 bilhão de usuários em todo o mundo. Só no Brasil são mais de 100 milhões de pessoas que acessam a rede social. Esses números gigantescos formam um público que interage, compartilha e comenta as postagens. Mesmo assim, nem todas as fan pages têm a mesma performance. Algumas conseguem maior alcance orgânico no Facebook do que outras.

Para medir o número de curtidas no Facebook existe um algoritmo chamado de Edgerank que mede a relevância que um usuário tem em relação ao outro. Esse sistema é baseado no número de curtidas e compartilhamentos de postagens. Para entender melhor: se você curte uma página, a sua timeline vai começar a receber mais postagens referentes ao que você curtiu.

Cuide bem da Fan page e conquiste muitos fãs

Independente do Edgerank, é possível fazer uma fan page receber mais curtidas no Facebook seguindo algumas recomendações importantes para aumentar a visualização. Abaixo, listamos 10 dicas que podem ajudar a ter uma página de sucesso.

  1. A imagem de capa é a primeira impressão da fan page. Por isso, é importante ter uma foto de impacto, mas que tenha relação com a atividade da empresa ou com a marca. Dê valor à imagem e evite muito texto, apenas o suficiente para identificar a empresa. Em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados vale a pena trocar por outra capa que faça referência à data especial.
  2. A foto do post também é muito importante. Mesmo que seja de um banco de imagens é possível dar um tratamento a ela. Um bom trabalho de design pode fazer a diferença entre o comum e o espetacular. Redes sociais como o Instagram, permitem deixar a foto com um efeito mais bacana.
  3. Preencha todas as informações da empresa no item “sobre”. Faça uma descrição da atividade e procure ser o mais objetivo possível. Insira o endereço do site corporativo, o horário de funcionamento, área que atende e mais algum ponto para que os usuários possam entender rapidamente o mercado que a empresa atua.
  4. Nos posts, explore assuntos originais e relacionados à atividade da empresa. Se trabalhar com produtos de higiene pessoal fale também sobre cuidados com o corpo, saúde, bem-estar, etc. Evite assuntos muito comentados do momento, pois além de ser um tema desgastado não acrescentará nada, nem mais curtidas no Facebook.
  5. Realizar promoções é uma forma de ganhar mais curtidas no Facebook e aumentar os compartilhamentos. Oferecer algum prêmio ao usuário apenas por curtir a página, nem sempre é a melhor fórmula. Incentive maior interação, como os concursos culturais em que se premia a melhor frase, foto mais inusitada, citação engraçada, etc. Se o tema do concurso for relacionado à atividade da empresa, melhor.
  6. Postar regularmente na fan page indica a preocupação em mantê-la sempre atualizada. Lembre-se que na internet as coisas acontecem num piscar de olhos. Se por algum motivo a página ficou muito tempo inativa, a sugestão é patrocinar posts até que o ritmo de curtidas e compartilhamentos aumente o alcance orgânico no Facebook. Quando a página ficar relevante novamente e as postagens se tornarem regulares não será mais preciso do patrocínio.
  7. Coloque um plug in em local estratégico no site da empresa para direcionar os usuários à fan page do Facebook. É uma oportunidade para divulgar postagens e produtos para os usuários. Quem curtir ou compartilhar o post verá fotos de outras pessoas que fizeram o mesmo, tornando esse processo menos “anônimo”.
  8. Integre a fan page com outras redes sociais, como o Twitter, YouTube, Instagram, Linkedin e até mesmo com o e-mail marketing enviado pela empresa. Assim, as postagens no Facebook poderão se tornar virais e aumentar o volume de visitas em todos os canais.
  9. É sempre importante interagir com o público. Muitas pessoas tiram dúvidas ou fazem comentários pelo Facebook ao invés de tratar diretamente em um dos canais de comunicação da empresa, como o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). É importante responder rapidamente e se for um comentário desfavorável, seja diplomático. Vale lembrar que no Facebook, qualquer um pode ver os comentários e ver como a empresa está lidando com as críticas.
  10. Publicar vagas de trabalho abertas na empresa pode ter grande repercussão no Facebook, principalmente em tempos difíceis. Sempre tem alguém à procura de emprego ou que conhece pessoas que buscam uma nova colocação. Mas só divulgue se realmente houver a vaga na empresa, caso contrário pode ser um tiro no pé.

 

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